No tatame

Copa Maria Bonita de Taekwondo movimenta Lauro de Freitas neste domingo

Terceira edição do evento tem aumento no número de participantes e reforça o papel da mulher nas artes marciais

Publicado

em

A Copa Maria Bonita de Taekwondo chega à sua terceira edição neste domingo (13), em Lauro de Freitas, com a missão clara de dar visibilidade, incentivo e voz às mulheres dentro de um ambiente historicamente dominado por homens. Com cerca de 80 atletas inscritas, o evento será realizado das 9h às 12h, no Ginásio da Unime, e deve reunir praticantes da capital e de diferentes regiões do interior da Bahia.

O crescimento é evidente: de 40 mulheres na primeira edição para quase o dobro nesta. A ação, promovida pela Federação Esportiva Baiana de Taekwondo (Febt) em parceria com a Sudesb, reforça uma trajetória de inclusão e fortalecimento da presença feminina nos esportes de luta, em especial no taekwondo — uma modalidade que exige técnica, disciplina e confiança.

As competições e apresentações de poomsae (sequências de movimentos) e kyorugui (lutas) não são apenas disputas. São também ferramentas de empoderamento. “A ideia da Copa Maria Bonita é exatamente fomentar o taekwondo feminino e consolidar essa evolução que está em curso”, explica Márcio Mascarenhas, presidente da Febt. Ele destaca que em 2025 um atleta do interior da Bahia já integra a Seleção Brasileira, prova de que os investimentos e incentivos estão no caminho certo.

A expectativa é que, com a ampliação das categorias e apoio contínuo, o evento evolua para incluir lutas oficiais já a partir do próximo ano. “Vamos difundindo, aos poucos, a importância da participação das mulheres. Elas estão aí, treinando, se dedicando, e precisam desse espaço de visibilidade”, reforça Mascarenhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Sair da versão mobile