Salvador é, nesta semana, o centro do tênis juvenil brasileiro. A capital baiana recebe a 1ª Etapa do Circuito Nacional Infantojuvenil de Tênis 2025 – nível GA, competição de maior peso no ranking nacional da base, que reúne os principais talentos do país no Costa Verde Tennis Clube, em Piatã.
Com quase 300 inscritos entre os torneios G1 e GA, o evento é uma grande vitrine de talentos. O campeonato é também uma grande oportunidade para jovens baianos defenderem sua terra natal com apoio da torcida e incentivo público. Seis atletas da Bahia se destacam na disputa – e participam com suporte dos programas Bolsa Esporte e FazAtleta, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Um dos principais nomes é João Aquino, da categoria 12 anos, número 2 do Brasil e promessa do tênis nacional. Apoiado pelo Bolsa Esporte, João estreou nesta quarta-feira (30) contra o paulista Eduardo Pozzi e celebrou a chance de competir em casa.
“Jogar em Salvador, ainda mais no meu clube, é uma alegria. A expectativa está enorme. Quero manter minha posição no ranking em um ano que está sendo surreal para mim”,
João também foi convocado pela Confederação Brasileira de Tênis para o 1º Encontro de Treinamento de 2025. Além dele, outros quatro baianos seguem no torneio. Mateus Casaes (Feira de Santana), e Heitor de Magalhães (Salvador), ambos da categoria 16 anos, jogam contra João Silva (PE) e Paulo Casaes (MG), respectivamente. Na categoria 18 anos, João Carqueja encara o paulista André Auger, enquanto Gabriela Ballalai enfrenta a mineira Barbara Soares, todos apoiados pelo FazAtleta. O único eliminado até agora foi João Hiltner, que caiu na estreia diante do paulista Nicolas Kanashiro.