Conecte-se com nossas redes

Nos campos

Fluminense, Inter e São Paulo abrem vantagem na 3ª Fase da Copa do Brasil

Cinco partidas vão ser disputadas nesta quarta-feira (30) e outros seis jogos acontecem na quinta (1º)

Publicado

em

A terceira fase da Copa do Brasil começou a todo vapor nesta terça-feira (29), com três grandes do futebol nacional — Internacional, Fluminense e São Paulo — fazendo valer o favoritismo e abrindo vantagem nos jogos de ida rumo às oitavas de final. Mas, como manda o roteiro dessa competição tão imprevisível, houve espaço para o drama, para empates suados e para a resistência dos considerados menores.

No Beira-Rio, o Internacional fez o suficiente: vitória magra por 1 a 0 sobre o Maracanã-CE, com gol de Gustavo Prado, em um jogo sem grandes brilhos, mas que cumpre o papel. Já no Maracanã, o Fluminense teve mais domínio, mas repetiu o placar mínimo ao superar a Aparecidense-GO com um gol de Keno. Vitória importante, mas que deixa margem para emoção no jogo de volta.

O mais movimentado da noite aconteceu no MorumBIS, onde o São Paulo saiu atrás do Náutico com gol de Caio Vitor, mas contou com a estrela de Luciano, que marcou duas vezes e virou o jogo para o Tricolor. A vitória por 2 a 1 dá vantagem ao time paulista, mas mostra que o Timbu, tradicional clube nordestino, não foi a passeio.

Nos outros dois jogos da noite, o equilíbrio deu o tom. Maringá e Atlético-MG empataram por 2 a 2, com direito a gol contra de Fausto Vera para o time paranaense e mais uma atuação decisiva de Hulk pelo Galo. Já em São Lourenço da Mata, o Retrô segurou o Fortaleza: 1 a 1, com gols de Richard Franco e Lucero, resultado que deixa a disputa completamente aberta.

Confira as partidas restantes que acontecem nesta quarta e quinta-feira:

QUARTA (30)

19h00 – Botafogo x Capital/DF

19h30 – Ceará x Palmeiras

21h30 – Paysandu x Bahia

21h30 – Novorizontino x Corinthians

21h30 – CSA x Grêmio

QUINTA (1)

16h00 – Operário/PR x Vasco

16h00 – Brusque x Athletico/PR

18h00 – Santos x CRB

18h30 – Criciúma x RB Bragantino

20h00 – Botafogo/PB x Flamengo

21h30 – Cruzeiro x Vila Nova

Nos campos

Salvador alcança marca de cem campos públicos de grama sintética

Novo equipamento é entregue à população horas antes da estreia do Brasil na Copa 2026

Publicado

em

Salvador ganha um marco simbólico para o esporte local. A Prefeitura inaugurou, na comunidade da Baixa do Petróleo, em Massaranduba, o centésimo campo público com gramado sintético da cidade, ampliando uma política de investimento em infraestrutura esportiva voltada principalmente para bairros populares.

A nova Arena Balão de Ouro recebeu investimento de R$ 540 mil e passou por uma requalificação completa. O espaço, que antes tinha piso de barro, ganhou gramado sintético, sistema de drenagem, reforma dos vestiários, construção de mureta e melhorias nos alambrados.

O esporte frequentemente representa uma alternativa de lazer, convivência e desenvolvimento para crianças e adolescentes, por isso a ampliação desses espaços públicos tem impacto que vai além das quatro linhas.

Atualmente, a Arena Balão de Ouro também atende projetos sociais da região, como a Escolinha Bahia e Ação, que reúne mais de 100 jovens da comunidade. Para os responsáveis pela iniciativa, a melhoria da estrutura oferece melhores condições para o desenvolvimento das atividades e amplia o acesso de novos participantes.

A entrega do centésimo campo também evidencia uma mudança na paisagem esportiva da capital baiana. Durante muitos anos, gramados sintéticos estiveram restritos a espaços privados e alugados. Com a expansão dos equipamentos públicos, moradores de diferentes regiões passaram a ter acesso gratuito a estruturas semelhantes às encontradas em centros esportivos particulares.

Ao mesmo tempo, o desafio passa a ser garantir a manutenção desses espaços e estimular sua ocupação por projetos esportivos, educacionais e comunitários. Afinal, a simples construção de arenas não resolve problemas sociais complexos, mas pode criar oportunidades importantes quando associada a políticas públicas permanentes.

Continue Lendo

Brasileirão

Pausa da Copa abre mercado e coloca jogadores de Bahia e Vitória no radar de negociações

Nova regra do Brasileirão amplia possibilidades de transferências durante o Mundial

Publicado

em

A paralisação do Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa do Mundo de 2026 não representa descanso para os departamentos de futebol. Enquanto as atenções se voltam para a Seleção Brasileira, dirigentes, empresários e clubes aproveitam o período para planejar o segundo semestre da temporada. E uma mudança no regulamento da Série A promete aquecer o mercado nacional.

Pela nova regra, um jogador pode atuar em até 12 partidas do Brasileirão e ainda se transferir para outro clube da competição. O limite anterior era de apenas seis jogos. A alteração foi adotada em função do calendário excepcional de 2026, que teve o início do campeonato antecipado para janeiro.

Para Bahia e Vitória, a mudança cria cenários importantes. Alguns atletas dos dois clubes ainda estão dentro do limite permitido e, portanto, seguem aptos para uma eventual transferência dentro da Série A.

No Bahia, a lista inclui João Paulo, com duas partidas disputadas, Michel Araújo, que chegou ao limite de 12 jogos, além de Gilberto (7), Iago Borduchi e Kanu (3). No Vitória, aparecem o contestado goleiro Gabriel Vasconcelos (4), Aitor Cantalapiedra e Fabri (8), Ronald (7) e Neris (4).

A situação não significa necessariamente que esses jogadores deixarão seus clubes, mas amplia as possibilidades de negociação em uma janela que costuma ser estratégica. Em alguns casos, a movimentação pode ocorrer por questões técnicas; em outros, por busca de maior minutagem ou necessidade de reforço em equipes concorrentes.

A pausa para a Copa também oferece uma oportunidade de avaliação mais profunda dos elencos. A segunda janela de transferências do futebol brasileiro ficará aberta entre 20 de julho e 11 de setembro. Como o Campeonato Brasileiro retorna em 22 de julho, os atletas contratados nesse período já poderão estrear logo na retomada da competição.

A flexibilização da regra atende a uma demanda antiga dos clubes, que consideravam o limite anterior excessivamente restritivo. Na prática, a mudança amplia a circulação de jogadores e oferece novas alternativas para equipes que precisam corrigir rumos durante a temporada.

Continue Lendo

Brasileirão

Vitória volta ao Top 5 do crescimento digital e reforça força da torcida nas redes sociais

Classificação na Copa do Brasil impulsiona desempenho do Rubro-Negro, que registra seu melhor resultado digital dos últimos anos

Publicado

em

O bom momento vivido pelo Vitória dentro de campo também começa a aparecer fora das quatro linhas. Após três anos sem figurar entre os clubes brasileiros com maior crescimento mensal nas redes sociais, o Rubro-Negro voltou ao Top 5 do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, divulgado pelo IBOPE Repucom.

Em maio, o clube conquistou cerca de 24 mil novos inscritos em suas plataformas digitais, alcançando o quarto melhor desempenho do país no período. O resultado foi impulsionado principalmente pelo Instagram, responsável por aproximadamente 14 mil novos seguidores.

O crescimento coincide com a classificação do Vitória para as oitavas de final da Copa do Brasil, fator que ampliou a exposição da equipe e estimulou o engajamento da torcida nas redes. Mais do que números, o desempenho revela como resultados esportivos seguem influenciando diretamente a presença digital dos clubes brasileiros.

O avanço também teve impacto no ranking geral. Com o novo desempenho, o Vitória recuperou a 16ª colocação nacional em número de seguidores, posição que estava com o Fortaleza desde o fim de 2025.

Segundo o levantamento, maio registrou o menor crescimento digital do futebol brasileiro em 2026. Um dos fatores apontados foi a redução da base de usuários do Instagram após mudanças nos sistemas de moderação da Meta, que resultaram em bloqueios e exclusões de contas em larga escala.

Mesmo diante desse contexto, o Vitória conseguiu ampliar sua audiência e se destacar nacionalmente. O feito ajuda a medir não apenas o alcance da marca do clube, mas também o nível de mobilização de sua torcida, especialmente em momentos de maior competitividade esportiva.

No futebol contemporâneo, as redes sociais deixaram de ser apenas canais de comunicação. Elas se transformaram em espaços estratégicos para relacionamento com torcedores, fortalecimento institucional e geração de receitas. Nesse aspecto, o crescimento do Vitória sinaliza uma alavancada também no ambiente digital.

Continue Lendo

Mais lidas