Na saúde

Futevôlei alia diversão, saúde e queima de calorias

Especialistas explicam benefícios e cuidados necessários para a prática do esporte

Publicado

em

O futevôlei deixou de ser apenas um lazer à beira-mar para se consolidar como uma prática esportiva em crescimento no Brasil. Segundo pesquisa do IBOPE Repucom em parceria com a World Footvolley, cerca de 50 milhões de brasileiros já se declararam fãs da modalidade. Mas, além da popularidade, uma dúvida frequente surge: afinal, quanto se gasta de calorias em uma partida?

De acordo com o médico do esporte Dr. João Branco, o gasto calórico pode ultrapassar 600 calorias em uma hora de treino ou jogo. O número varia de acordo com o condicionamento físico e a intensidade da atividade. Mais do que auxiliar no emagrecimento, o futevôlei promove benefícios que vão do fortalecimento muscular à saúde mental.

Quais os principais cuidados antes de jogar futevôlei?

A prática exige atenção ao terreno instável da areia, que aumenta a chance de lesões. “A maior recomendação é não iniciar de forma brusca, sem preparação. A falta de condicionamento pode tornar o atleta mais suscetível a problemas articulares e musculares”, alerta o médico.

Benefícios físicos e mentais do esporte

A modalidade trabalha diversos grupos musculares, como abdômen, quadril, ombros e pernas, além de desenvolver coordenação motora e equilíbrio. Já no campo mental, o contato com a areia (e o mar, para quem pratica na praia) amplia a sensação de bem-estar e a liberação de endorfinas, neurotransmissores que funcionam como um analgésico natural contra o estresse.

Hoje existem muitas arenas de futevôlei Brasil afora, mas para muitos, a vivência ao ar livre é parte do segredo da popularidade crescente do esporte. “Estar em contato com o mar e o ambiente aberto pode trazer benefícios mentais até maiores do que atividades em locais fechados”, reforça Branco.

Um esporte em ascensão

Combinando intensidade, diversão e saúde, o futevôlei se tornou um aliado para quem busca emagrecer sem abrir mão do lazer. A modalidade é hoje símbolo da vida esportiva nas praias (e arenas) brasileiras — um convite para transformar o exercício físico em experiência prazerosa e completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Sair da versão mobile