A Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025, carinhosamente chamada de Copinha, reafirma seu papel como a maior vitrine do futebol de base no mundo. Reunindo 3701 jovens talentos de 21 países e 856 cidades, a competição é um espaço onde sonhos ganham vida e carreiras são projetadas para o cenário profissional. Neste contexto, a Bahia se consolida como uma das principais forças do futebol de base, sendo o terceiro estado com mais jogadores inscritos: 256, atrás apenas de São Paulo (1157) e Rio de Janeiro (367).
Além de evidenciar o potencial técnico dos jovens atletas baianos, os números reforçam a relevância do estado no cenário nacional. Com clubes de tradição na formação de talentos, como Bahia e Vitória, o estado ajnda conta com mais duas equipes (Estrela de Março e Vitória da Conquista), além de dezenas de atletas baianos espalhados por outros times.
A participação na Copinha é uma oportunidade para esses garotos mostrarem seu futebol e buscarem espaço no competitivo mercado da bola. A competição, que começou no dia 2 e vai até 25 de janeiro, é uma grande vitrine, já que é transmitida por quatro plataformas diferentes: como YouTube Paulistão, SporTV, CazéTV e Rede Vida.
Para a Federação Paulista de Futebol, organizar um evento dessa magnitude é desafiador, mas recompensador, ao ver tantos jovens correndo atrás do sonho de uma carreira no futebol. E para a Bahia, é mais uma chance de consolidar seu protagonismo e revelar novos craques para o Brasil e o mundo.