O Bahia está muito próximo de fechar a contratação de Santiago Ramos Mingo, zagueiro de 23 anos do Defensa y Justicia, em uma negociação que pode entrar para a história do clube argentino. Segundo o jornalista César Luis Merlo, especializado no mercado de transferências, o acordo está em fase final e, se concretizado, será a transferência mais cara da equipe argentina, superando a venda de Lisandro Martínez ao Ajax, que custou cerca de sete milhões de euros em 2019. A proposta do Bahia gira em torno de 8 milhões de dólares.
Revelado nas categorias de base do Atalaya e do Boca Juniors, Mingo ganhou projeção ao assinar com o Barcelona para jogar na equipe B em 2019, onde disputou 30 partidas e marcou um gol. Apesar de sua curta passagem pela Europa, que incluiu um período no futebol belga pelo Lommel SK (clube do Grupo City), ele retornou à América do Sul em busca de mais protagonismo.
Em 2023, destacou-se pelo Defensa y Justicia, chamando atenção de clubes como Palmeiras e Cruzeiro. O Palmeiras chegou a negociar com o defensor em novembro de 2024 e, de acordo com o UOL Esporte, as negociações chegaram a um estágio avançado com uma proposta de 6 milhões de dólares (cerca de R$ 36,54 milhões na época) . O Cruzeiro também sondou o jogador.
Se confirmada a transferência, Santi Mingo chega ao Esquadrão com status de peça fundamental para o fortalecimento defensivo do time nesta temporada. A aposta reflete a ambição do Bahia em brigar por posições mais altas no cenário nacional e internacional, além de reforçar o perfil jovem e promissor buscado pelo clube.