Gabriel Bortoleto segue dando sinais de que seu futuro na Fórmula 1 pode ser promissor. No último domingo (3), o piloto brasileiro de 20 anos terminou o GP da Hungria na sexta colocação, seu melhor resultado na categoria até agora — e o melhor desempenho de um brasileiro desde Felipe Massa no Bahrein, em 2017.
A corrida, disputada em Hungaroring, foi vencida por Lando Norris (McLaren), seguido de perto por Oscar Piastri, em uma dobradinha britânica cheia de tensão até os metros finais. Mas para o público brasileiro, os olhos estavam voltados ao desempenho sólido e estratégico de Bortoleto, que corre pela Sauber.
Largando da sétima posição, o jovem fez uma prova consistente e madura, superando Lance Stroll ainda na primeira metade da corrida e segurando a colocação mesmo após as janelas de pit stop. Ele permaneceu por 40 voltas na pista com pneus usados e, ao calçar compostos duros, retornou à sexta posição — que manteve até a bandeirada.
Com o resultado, Bortoleto somou oito pontos e subiu para a 17ª colocação no campeonato de pilotos, superando Oliver Bearman e Yuki Tsunoda. A performance marca um ponto de virada na temporada do estreante, que agora soma 14 pontos no ano e vai para a pausa do calendário com moral em alta.
Enquanto isso, a luta pelo título esquenta. Norris, com sua quinta vitória no ano, encostou no companheiro de equipe Oscar Piastri: são 284 a 275 para o australiano. Já Max Verstappen e Lewis Hamilton, protagonistas de uma disputa acirrada pelo 11º lugar, ficaram longe do pódio e devem ser investigados após o toque entre eles durante a corrida.
A Fórmula 1 entra agora em sua tradicional pausa de verão e retorna entre os dias 29 e 31 de agosto, com o GP da Holanda, em Zandvoort.