O mar de Nazaré, em Portugal, é cenário de desafios gigantes — e também de histórias humanas profundas. É essa dualidade que o documentário “Contos de Nazaré” traz à tona. A obra, que será lançada no dia 22 de outubro em São Paulo e chega às principais plataformas de streaming no dia 23, propõe uma imersão emocional nas ondas mais temidas e fascinantes do planeta.
Mais do que um filme sobre surfe, “Contos de Nazaré” é uma reflexão sobre equilíbrio, coragem e autoconhecimento. Entre o barulho ensurdecedor das ondas e o silêncio interior de quem as encara, surfistas de elite e amadores compartilham o que o mar lhes ensinou — sobre o esporte e sobre a vida.
Estão entre os personagens Rodrigo Koxa (recordista mundial de Nazaré), Alemão de Maresias, Michaela Fregonese, Kalani Lattanzi, Lucas Fink, Vini dos Santos e Ana Catarina, fotógrafa e filmaker que capta a essência desses encontros com a natureza. O projeto nasceu da visão de Pablo Bezerra, empresário, surfista amador e idealizador do documentário.
“O projeto do documentário nasceu há dois anos, quando, após anos tendo a vida transformada pelo surfe, decidi compartilhar a importância do esporte também na vida das pessoas, o quanto ele pode transformar, inspirar e promover equilíbrio físico e mental”
Com direção de Leondre Campos e produção da Costa Blanca Films, o documentário conduz o público por uma jornada de imagens poderosas e trilha sonora intensa, que traduz o pulsar das ondas e da alma. Toda a renda arrecadada com as visualizações será revertida para a Associação Casa da Criança Zenaide de Souza Lima, ampliando o alcance social do projeto.