A Bahia encerrou sua participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025 com 29 medalhas conquistadas em nove modalidades, reafirmando a força de uma geração de jovens talentos que começa a se destacar no cenário nacional. Realizada em Uberlândia (MG), a competição reuniu mais de 10 mil atletas de todo o país e contou com 191 estudantes-atletas baianos, divididos em 16 modalidades.
Entre os grandes destaques estão as artes marciais, responsáveis por 18 das 29 medalhas — com forte presença no judô, karatê e wrestling. A lutadora Alexia Amorim, de 13 anos, moradora de Itapuã, conquistou a prata no estilo livre do wrestling e celebrou o resultado como um marco pessoal: “Após a conquista, a gente reconhece que todo o esforço vale a pena. Estar no pódio de uma competição como essa é muito gratificante”, disse.
Outro nome em ascensão é o de Lyoto Lima, também de 13 anos, natural de Pojuca e bolsista do programa Bolsa Esporte, do Governo da Bahia. Ele garantiu o bronze no kata do karatê, sua segunda medalha consecutiva nos JEBs. “Conseguir subir de série e competir de igual para igual com os melhores mostra o quanto evoluí”, avaliou o atleta.
A ginástica artística também fez história com Enzo Lima, de 13 anos, aluno da Escola Estadual Maria Romana Calmon, no Engenho Velho de Brotas. Ele conquistou bronze nas barras paralelas, a primeira medalha da modalidade para o estado. “É difícil ver a ginástica da Bahia representada em grandes eventos, então esse pódio tem um sabor especial”, afirmou o jovem ginasta.
As 29 medalhas da Bahia foram divididas em 5 de ouro, 10 de prata e 14 de bronze, em modalidades que incluem ainda futsal, natação, ginástica rítmica, voleibol e xadrez. Os resultados reforçam o impacto do trabalho de base e da política pública esportiva no estado, com apoio da Superintendência dos Desportos (Sudesb) e da Secretaria de Educação, responsáveis por custear passagens e uniformes da delegação.