Aos 40 anos, o goleiro Fernando Miguel vive uma fase especial no Ceará, mostrando que a experiência ainda tem muito a contribuir em campo. Titular após as lesões dos colegas Richard e Bruno Ferreira, o veterano emendou uma sequência sólida e já soma três jogos seguidos sem sofrer gols, diante de Vitória, Santos e Sport, ajudando o Vozão a alcançar o 5º lugar da Série A, com 15 pontos.
O momento é ainda mais simbólico porque marca o retorno definitivo do arqueiro após quase um ano afastado por lesão. Fernando Miguel machucou o joelho esquerdo em fevereiro de 2024, passou por cirurgia em março e só voltou a jogar no início deste ano — justamente no dia do seu aniversário, em uma goleada sobre o Barbalha, pelo Campeonato Cearense.
Desde então, o goleiro foi sendo reintegrado gradualmente até assumir a meta com firmeza em abril, quando substituiu Bruno Ferreira ainda durante o jogo contra o Vasco. De lá pra cá, foi titular contra Bahia, São Paulo, Palmeiras (pela Copa do Brasil), Vitória, Santos e Sport.
Ao todo, Fernando Miguel soma 10 partidas em 2025: dois jogos pelo Cearense, um pela Copa do Nordeste (ambos sem sofrer gols), um na Copa do Brasil (com um gol sofrido) e seis pela Série A, onde sofreu apenas três gols. A consistência defensiva do Ceará, reforçada pela liderança do goleiro, tem sido um dos pilares da boa campanha no Brasileirão.
Nos bastidores, o camisa 1 também se destaca pela postura. No vídeo divulgado pelo clube antes da partida contra o Sport, suas palavras foram emblemáticas:
“O que vai marcar a diferença no jogo não é a condição dos caras, não, gente, é o tanto que a gente está disposto a correr. A estar concentrado. Muda muita coisa a posição na tabela em relação à confiança”
Nesta quinta-feira (22), Fernando Miguel será novamente titular em um confronto decisivo: o Ceará enfrenta o Palmeiras às 19h30, no Allianz Parque, precisando reverter a desvantagem de 1 a 0 no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Ao lado de Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia, ele compõe uma defesa que ganhou a confiança do técnico Léo Condé e da torcida alvinegra.