As decisões do Campeonato Intermunicipal Ednaldo Rodrigues marcam um novo capítulo na história do futebol amador. Pela primeira vez, a maior competição de futebol não profissional do nosso estado contará com o uso da tecnologia de árbitro de vídeo, o “VAR Light”. O anúncio da Federação Bahiana de Futebol – FBF – foi feito durante reunião com representantes das quatro equipes semifinalistas: Castro Alves, Barrocas, Crisópolis e Cachoeira.
O VAR Light, tecnologia inédita no torneio, oferece uma estrutura mais enxuta e econômica. Com quatro a oito câmeras fixas em pontos estratégicos e operadas diretamente pelo árbitro de vídeo, o sistema permite revisões em tempo real de lances críticos. As câmeras em alta definição captam todos os ângulos do campo, permitindo uma análise precisa que aumenta a transparência e equidade do jogo, beneficiando jogadores, ligas e torcedores.
Taíse Galvão, diretora de competições da FBF, celebrou a iniciativa como um marco importante para o futebol baiano: “Esta será a primeira vez que utilizamos essa tecnologia no Intermunicipal, reforçando nosso compromisso com a transparência e a justiça esportiva”, afirmou.
VAR Light tem estrutura “enxuta” e operação simples
Já o presidente da Comissão Estadual de Árbitros da Bahia (Ceaf-BA), Jailson Freitas, destacou que a medida fortalece o nível da arbitragem no estado, equiparando o Intermunicipal a competições profissionais em termos de qualidade técnica e justiça nas decisões.
A estreia do VAR Light acontecerá na primeira partida da final, prometendo uma experiência inédita para os espectadores e elevando o padrão da competição que é tradição no calendário esportivo da Bahia.