Nos campos

Finais do Intermunicipal 2024 terão tecnologia do “VAR Light”

Sistema de árbitro de vídeo em formato compacto será utilizado pela primeira vez na competição

Publicado

em

As decisões do Campeonato Intermunicipal Ednaldo Rodrigues marcam um novo capítulo na história do futebol amador. Pela primeira vez, a maior competição de futebol não profissional do nosso estado contará com o uso da tecnologia de árbitro de vídeo, o “VAR Light”. O anúncio da Federação Bahiana de Futebol – FBF – foi feito durante reunião com representantes das quatro equipes semifinalistas: Castro Alves, Barrocas, Crisópolis e Cachoeira.

O VAR Light, tecnologia inédita no torneio, oferece uma estrutura mais enxuta e econômica. Com quatro a oito câmeras fixas em pontos estratégicos e operadas diretamente pelo árbitro de vídeo, o sistema permite revisões em tempo real de lances críticos. As câmeras em alta definição captam todos os ângulos do campo, permitindo uma análise precisa que aumenta a transparência e equidade do jogo, beneficiando jogadores, ligas e torcedores.

Taíse Galvão, diretora de competições da FBF, celebrou a iniciativa como um marco importante para o futebol baiano: “Esta será a primeira vez que utilizamos essa tecnologia no Intermunicipal, reforçando nosso compromisso com a transparência e a justiça esportiva”, afirmou.

VAR Light tem estrutura “enxuta” e operação simples

Já o presidente da Comissão Estadual de Árbitros da Bahia (Ceaf-BA), Jailson Freitas, destacou que a medida fortalece o nível da arbitragem no estado, equiparando o Intermunicipal a competições profissionais em termos de qualidade técnica e justiça nas decisões.

A estreia do VAR Light acontecerá na primeira partida da final, prometendo uma experiência inédita para os espectadores e elevando o padrão da competição que é tradição no calendário esportivo da Bahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Sair da versão mobile