Neste dia 28 de agosto, a Fundação Decathlon realiza a 10ª edição do Foundation Day no Brasil. A data, que coincide com o Dia Nacional do Voluntariado, vai mobilizar mais de 40 unidades da rede em 11 estados e espera beneficiar cerca de 1.500 pessoas, entre crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.
O evento marca também os 20 anos da Fundação no mundo, período em que mais de 1 mil projetos foram apoiados em 53 países, impactando cerca de 900 mil pessoas. No Brasil, a instituição já alcançou 80 mil beneficiários e tem no apoio ao projeto Miratus, no Rio de Janeiro, um de seus maiores símbolos: de lá saiu o atleta olímpico Ygor Coelho, referência no badminton mundial.
Ao longo das duas décadas, a Fundação construiu pontes que ultrapassam o apoio financeiro. Casos como o de Pedro Nepomuceno, que começou no projeto Miratus e hoje trabalha como vendedor sênior na loja da Decathlon na Barra da Tijuca, mostram como a experiência social também se converte em oportunidade profissional.
Para Emilie Langrené, líder da Fundação Decathlon no Brasil, a iniciativa vai além de um dia de celebração. É uma forma de reafirmar os valores de vitalidade, responsabilidade, autenticidade e generosidade:
“Com esse evento celebramos também um trabalho contínuo, diário, que alia as iniciativas e projetos da Fundação ao engajamento dos nossos colaboradores em projetos sociais”
As atividades do Foundation Day variam conforme a região, mas têm como essência a inclusão pelo esporte. Futebol, basquete, vôlei, tênis de mesa, badminton e tiro com arco estão entre as modalidades oferecidas a comunidades locais. O diferencial está no engajamento de centenas de colaboradores da empresa, que não apenas apoiam projetos já financiados pela Fundação, mas também indicam novas organizações em suas regiões.