A ginástica rítmica da Bahia vive um momento histórico, com jovens atletas conquistando reconhecimento internacional e consolidando o estado como referência na modalidade. No último final de semana, Clara Beatriz Vaz e Bruna Sacramento brilharam no Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica Junior e por Idades, realizado em Aracaju, Sergipe, trazendo 11 medalhas para o estado.
Clara Beatriz, integrante da Seleção Brasileira Juvenil e apoiada pelo Bolsa Esporte, conquistou cinco ouros, incluindo as apresentações de conjunto em homenagem ao universo dos games e uma performance que celebrou ritmos brasileiros. Já Bruna Sacramento, com apoio da Sudesb, alcançou quatro ouros e dois bronzes em provas individuais e por equipes. Para Evelin Lobo, presidente da Federação Bahiana de Ginástica, as conquistas refletem o crescimento expressivo da modalidade na Bahia, que tem se destacado nacional e internacionalmente.
O avanço da ginástica no estado também é sustentado por iniciativas como o Circuito Baiano de Ginástica e projetos sociais, como a Casa de Ginástica da Bahia (Cagiba), que oferece infraestrutura e formação gratuita para jovens talentos. Com uma média de 300 atletas por etapa em 2024, o circuito é exemplo de como o investimento em base e parcerias estratégicas, especialmente com a Sudesb, tem ampliado horizontes para as atletas baianas.
“Estamos construindo um cenário de igualdade com outras regiões e proporcionando oportunidades reais para atletas com potencial de se tornarem referências no esporte”, conclui Evelin, destacando a transformação que a ginástica tem promovido na vida de muitas jovens no estado.