No pódio

Judoca baiano de 16 anos conquista ouro no Pan-Americano em Lima

Nascido em Cruz das Almas, Gabriel Cruz é o único baiano na seleção e celebra segundo pódio internacional em 2025

Publicado

em

Aos 16 anos, Gabriel Cruz já carrega no currículo conquistas que o colocam entre os principais nomes da nova geração do judô brasileiro. Natural de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, o jovem atleta subiu no lugar mais alto do pódio no Campeonato Pan-Americano e Oceania Cadete e Júnior 2025, realizado em Lima, no Peru, entre os dias 18 e 20 de abril. Campeão na categoria até 50kg, ele foi o único baiano convocado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) entre os 34 representantes do país.

O feito marca a segunda medalha internacional do ano para Gabriel, que já havia conquistado o bronze no International Masters de Bremen, na Alemanha, em março — uma das competições mais tradicionais do circuito cadete mundial. Em ambos os torneios, o talento do garoto baiano se impôs diante dos melhores da categoria, consolidando uma ascensão meteórica no tatame.

Fruto de uma rotina intensa e disciplinada, Gabriel treina duas vezes por dia, de segunda a sexta-feira, conciliando os estudos com a preparação esportiva. A treinadora Maria das Graças falou emocionada sobre a dedicação do atleta e a importância do apoio do programa FazAtleta, do Governo do Estado da Bahia, que viabiliza sua formação de alto rendimento.

“Toda essa conquista é fruto de muito trabalho, garra e determinação. Graças ao programa da Sudesb, esse menino pode atingir o lugar mais alto do pódio e, com certeza, no futuro, levará o nome da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país para o mundo afora”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Sair da versão mobile