Nos campos

Marta brilha, Brasil vence nos pênaltis e conquista a nona Copa América Feminina

Título continental veio após empate épico contra a Colômbia e decisão dramática nas penalidades

Publicado

em

Em uma final histórica e repleta de reviravoltas, o Brasil conquistou neste sábado (2) seu nono título da Copa América Feminina, ao vencer a Colômbia por 5 a 4 nos pênaltis, após empate em 4 a 4 no tempo normal e na prorrogação, no estádio Casa Blanca, em Quito. O jogo entrou para a história pelo placar elástico, mas também pelo protagonismo de Marta, que aos 39 anos se despediu do torneio continental como heroína e melhor jogadora da competição.

A partida teve de tudo: gols de alta qualidade, erros decisivos e viradas emocionantes. A Colômbia começou melhor e abriu o placar com Linda Caicedo, que também foi decisiva no terceiro gol, de Mayra Ramírez, e sofreu a falta que originou o quarto, marcado por Leicy Santos em cobrança perfeita. O Brasil respondeu com gols de Angelina, Amanda Gutierrez e dois de Marta — o segundo já na prorrogação, mas Leicy Santos igualou novamente.

A decisão foi para os pênaltis, e o roteiro manteve o drama: Angelina e Marta desperdiçaram suas cobranças, mas Lorena brilhou ao defender chutes de Leicy Santos e Carabalí, enquanto Paví mandou para fora. Para Marta, que levantou sua quarta taça de Copa América (2003, 2010, 2018 e 2025), a conquista teve um peso especial:

“Voltei muito abalada depois de perder o pênalti, mas as meninas não me deixaram cair. Confiamos até o fim, e a Lorena fechou o gol”

A Colômbia, mesmo sem o título, consolidou-se como a segunda força do continente, com uma geração promissora liderada por Linda Caicedo, de apenas 20 anos, e reforçou a nova rivalidade com o Brasil no futebol feminino sul-americano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Sair da versão mobile