O baiano Acelino “Popó” Freitas, um dos maiores nomes da história do boxe brasileiro, anunciou sua aposentadoria definitiva na noite desta segunda-feira (6), durante coletiva no Fight Music Show. Visivelmente abalado e emocionado, o tetracampeão mundial colocou um ponto final em mais de três décadas de carreira, marcadas por conquistas, popularidade e uma trajetória que levou o boxe nacional a outro patamar.
A decisão veio dias após a confusão generalizada no evento Spaten Fight Night 2, no último dia 28 de setembro, quando Popó se envolveu em um confronto com o ex-lutador de MMA Wanderlei Silva. O episódio, que terminou em briga e com o adversário nocauteado fora do contexto esportivo, foi descrito por Popó como “uma das piores humilhações” de sua vida.
“Vocês não têm ideia de como foi vergonhoso para mim. Substituí alguém para o evento acontecer, não por dinheiro, mas por compromisso. E acabei passando por essa humilhação. Essa vergonha foi tão grande que eu paro de lutar. Não quero mais saber de boxe”, declarou o ex-campeão, em lágrimas.
Aos 50 anos, Popó afirmou que a decisão é definitiva. “Nunca saí machucado de uma luta, e dessa vez saí ferido por uma agressão fora do ringue. Eu tenho netos, uma vida para curtir. Não tenho mais nada a provar para ninguém”, completou.