Pela primeira vez na história, a Bahia terá um representante na final de um torneio nacional de rugby. O feito foi alcançado pelo Porto Seguro Rugby Clube, que venceu o Nova Lima (MG) por 42 a 29, no litoral sul baiano, e se classificou para a decisão da Copa Brasil de Rugby XV masculino. A grande final será no dia 2 de agosto, contra o Melina Rugby Clube, de Mato Grosso.
A conquista ganha ainda mais peso pelo adversário: o Porto havia perdido a última partida para o time mineiro por 35 a 12, resultado que ficou marcado no grupo e virou combustível para a virada histórica no mata-mata, como disse o capitão Diego Hamilton dos Reis
“Foi o jogo mais importante da história do clube, e a gente deixou tudo em campo. Fizemos um primeiro tempo muito forte e conseguimos resistir ao crescimento do Nova Lima no segundo tempo”
Com o resultado, o Porto Seguro enfrentará o Melina, de Cuiabá, fora de casa. O clube mato-grossense é um dos mais estruturados do país e será o mandante da final. Mas, para o rugby baiano, a presença nessa decisão já representa uma virada de chave na cena esportiva nacional reconhecendo o trabalho “silencioso” da modalidade no interior do estado.