Eventos

Salvador lidera debate nacional sobre esporte como política pública

Encontro com secretários de capitais discute gestão e potenciais das cidades brasileiras

Publicado

em

Salvador se torna, por dois dias, a capital nacional do debate esportivo. Entre os dias 22 e 23 de maio, o Wish Hotel da Bahia recebe o Encontro de Secretários Municipais de Esportes das Capitais Brasileiras, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), que reúne gestores de 14 capitais brasileiras, além de representantes de Feira de Santana e Lauro de Freitas, conselheiros do COMELS, federações e confederações esportivas.

O evento busca fomentar o intercâmbio de práticas e ideias que ajudem a consolidar políticas permanentes de incentivo ao esporte nas cidades — um setor historicamente carente de orçamento vinculado, ao contrário da saúde ou da educação. “O esporte impacta todas essas áreas”, afirmou o secretário Júnior Magalhães. “Transforma vidas, resgata jovens, melhora a saúde da população, aproxima a educação de resultados positivos. É um instrumento de inclusão que precisa ser tratado com prioridade.”

Experiências que inspiram

Com representantes de capitais como Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Goiânia, o encontro reforça a importância da troca de experiências para evitar erros e acelerar soluções.

O ex-árbitro de futebol e hoje secretário de Esporte de Maceió, Francisco Carlos do Nascimento, reforçou a importância do esporte nas periferias e áreas de vulnerabilidade social. “Quem viveu o esporte sabe o quanto ele pode transformar a vida das pessoas. É por isso que precisamos garantir acesso, principalmente para os que mais precisam.”

Salvador como referência

Nos últimos anos, Salvador tem se estruturado para se tornar um modelo de gestão esportiva urbana. A capital baiana criou legislações e programas que incentivam desde a iniciação até o esporte de alto rendimento, com destaque para iniciativas como o Bolsa-Atleta Salvador, Ajuda de Custo, Viva Esporte e Academia Salvador. O evento também destacou a Lei Esporte Salvador, instrumento que assegura diretrizes e sustentabilidade às políticas da área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Sair da versão mobile