O São Paulo voltou a sorrir. Depois de quatro derrotas seguidas e mais de 400 minutos sem marcar, o Tricolor reencontrou o caminho das vitórias ao vencer o Fortaleza por 2 a 0, nesta quinta-feira (2), no Castelão. O resultado recoloca o time de Hernán Crespo na sétima posição do Campeonato Brasileiro, devolvendo confiança e fôlego a uma equipe que parecia travada nas últimas rodadas.
O jogo, no entanto, foi longe de ser tranquilo. O São Paulo jogou com um a menos por mais de 70 minutos, após Rigoni ser expulso aos 21 do primeiro tempo — em lance revisado pelo VAR, o argentino pisou em Deyverson e recebeu o vermelho direto. Antes disso, ele havia dado a assistência para o gol de Gonzalo Tapia, logo aos 10 minutos, abrindo o placar.
A partir daí, o cenário foi de resistência. O Fortaleza pressionou, criou chances e rondou a área, mas esbarrou na boa atuação defensiva e na segurança do goleiro Rafael. Quando o time da casa mais buscava o empate, o São Paulo aproveitou o espaço: Luciano, aos 41 do segundo tempo, matou o jogo em contra-ataque veloz — o gol 98 do atacante com a camisa são-paulina, encerrando também um longo jejum pessoal.
O triunfo tem sabor de alívio e reconstrução. Além de encerrar a sequência de derrotas para LDU (duas vezes), Santos e Ceará, o São Paulo também quebrou um tabu de quatro anos sem vencer o Fortaleza. Já o time cearense, que sonhava em embalar pela primeira vez no Brasileirão, estaciona nos 21 pontos e segue na vice-lanterna da competição.