O Esporte Clube Vitória deu o primeiro passo em sua prometida reformulação para tentar mudar o rumo da temporada. O clube acertou a contratação de Gustavo Vieira de Oliveira como novo executivo de futebol, em um movimento que busca minimizar os erros recentes e reestruturar o elenco durante a pausa do Campeonato Brasileiro, provocada pela disputa do Mundial de Clubes.
Advogado com especialização em gestão esportiva, Gustavo traz no currículo experiências como diretor executivo no São Paulo e no Santos, além de ter liderado o processo de SAF no Botafogo-SP. Filho do histórico ídolo corinthiano Sócrates, e sobrinho de Raí, ele desembarca na Toca do Leão com a missão de dar um novo norte ao clube, que atualmente amarga a zona de rebaixamento da Série A.
A chegada acontece após declarações do presidente Fábio Mota, que prometeu “mudanças drásticas”. “Estamos contratando um executivo para melhorar a diretoria e minimizar os erros nas contratações. Vamos fazer uma reflexão e uma reavaliação profunda. Muitos jogadores vão sair e outros chegarão ao Vitória”, disse o mandatário.
A expectativa é que cinco a seis jogadores sejam contratados e um número similar deixe o elenco. Gustavo assume o comando do futebol enquanto Manoel Tanajura Neto, o Manequinha, retorna à função de gerente de futebol. De acordo com as informações do GE, a oficialização será feita nesta segunda-feira (03), mas ele já acompanha o grupo em São Paulo, onde o Leão encara o Corinthians.
A escolha por Gustavo, além do peso simbólico de seu sobrenome, representa uma tentativa do Vitória de se conectar a um modelo mais moderno de gestão, aproximando-se de estratégias aplicadas por clubes que já aderiram ao modelo SAF ou flertam com investidores internacionais — como é o caso de recentes articulações entre o Rubro-Negro e o grupo QSI, do Catar.