Nos campeonatos

Ana Laura Oliveira disputa Pan-Americano de Mountain Bike na Costa Rica

Jovem ciclista de Teixeira de Freitas integra delegação brasileira em competição continental ao lado de nomes consagrados como Ulan Galinski

Publicado

em

A baiana Ana Laura Oliveira, de apenas 21 anos, está prestes a viver mais um momento marcante em sua promissora carreira no ciclismo. Natural de Teixeira de Freitas, ela será uma das representantes do Brasil no Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2025, que acontece entre os dias 26 e 27 de abril, em San José, na Costa Rica.

Com trajetória sólida nas categorias de base — foi campeã brasileira na juvenil e hoje figura entre as três melhores do país na júnior — Ana carrega consigo não só as esperanças da Bahia, mas também a aposta da Federação Baiana de Ciclismo (FBC) em um talento que precisa romper fronteiras para evoluir, destaca Oscar Schmidt, presidente da entidade.

“É de suma importância colocá-la em competições internacionais para seu desenvolvimento. O Pan é altamente competitivo e isso tira do atleta seu melhor desempenho, com aumento físico e mental”

Além de Ana, o Pan-Americano reunirá outros grandes nomes do esporte continental, como o também baiano Ulan Galinski. O atual campeão brasileiro e atleta olímpico nos Jogos de Paris 2024, disputará três provas: o revezamento por equipes (team relay), o short track e o cross country olímpico (XCO), sua especialidade.

A presença de dois atletas baianos no maior evento continental da modalidade reforça o potencial do estado no cenário nacional e internacional do mountain bike. Segundo Schmidt, o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) tem sido fundamental nesse processo. “Esse investimento em passagens para o atleta é essencial. Sem esse intercâmbio, o atleta entra numa zona de conforto. Essas viagens elevam o nível dos nossos talentos”, reforça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Sair da versão mobile