A última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2026 será também uma oportunidade para novos nomes ganharem espaço na Seleção. Entre eles, Jean Lucas, meio-campista do Bahia, treinou como titular e pode começar jogando contra a Bolívia, nesta terça-feira (20h30, horário de Brasília).
Carlo Ancelotti, que já havia adiantado mudanças, prepara até nove alterações em relação ao time que venceu o Chile. A ideia do treinador italiano é dar rodagem a todos os convocados de linha nesta Data Fifa e, ao mesmo tempo, adaptar a equipe às condições da altitude de El Alto, onde o Brasil entra em campo já classificado para o Mundial.
A vez de Jean Lucas
O técnico testou Jean Lucas no lugar de Bruno Guimarães durante os treinos. Para este jogo a Seleção não conta com Casemiro, suspenso. Para o jogador do Bahia, é a chance de mostrar personalidade justamente em um cenário desafiador: o ar rarefeito da Bolívia. Se confirmado, será a primeira vez do meia como titular da Seleção — um feito que dialoga diretamente com a crescente projeção do clube baiano no cenário nacional.
Estreia e cuidados na altitude
Outra novidade é Samuel Lino, do Flamengo, que deve fazer sua estreia pela Seleção. O lateral Wesley, titular contra o Chile, sentiu desconforto e pode dar lugar a Vitinho. Assim, a equipe provável tem: Alisson, Vitinho (ou Wesley), Fabrício Bruno, Alex, Caio Henrique; Andrey Santos, Jean Lucas (ou Bruno Guimarães) e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Samuel Lino e Richarlison.
A preparação incluiu estratégia para minimizar os efeitos da altitude: a delegação ficará em Santa Cruz de la Sierra, no nível do mar, e só subirá para El Alto poucas horas antes da partida.
Teste para Ancelotti e oportunidade para o Bahia
Embora o jogo não altere a classificação do Brasil, a partida carrega peso para jogadores em busca de espaço. Para Ancelotti, é também um ensaio sobre como equilibrar juventude, rodagem e adaptação ao estilo de jogo que pretende implementar.