Na saúde

Bahia Associação promove conversa sobre saúde mental com atletas e colaboradores

Tricolor abraça campanha do Setembro Amarelo e promove ação com atletas e dirigentes

Publicado

em

A mensagem passada pelo Esporte Clube Bahia — Associação aos atletas, comissão técnica e colaboradores foi bem clara: “a gente nunca joga sozinho”. Na última quarta (17), foi promovida uma noite de conversa sobre saúde mental na sede tricolor, na avenida Tancredo Neves. O encontro faz parte de um pacote de ações como a campanha Setembro Amarelo, voltada à valorização da vida.

Atletas de diferentes modalidades marcaram presença, além de toda a diretoria tricolor. E essa presença em massa reforça o olhar aguçado do Bahia — Associação às questões que transcendem treinos e competições. O presidente Emerson Ferretti destacou que ao longo de quase 30 anos como atleta, ele nunca teve um espaço para falar sobre saúde mental.

“Ficamos muito felizes por realizar esse evento e mostrar a nossos atletas que eles não estão sozinhos: eles têm um clube que se preocupa e cuida deles”

O psicólogo Rafael Ramos foi o responsável pela condução do bate-papo com uma abordagem leve e adaptada ao contexto esportivo, além de ter realizado atividades interativas com o grupo. Especialista em Psicologia do Esporte e em Análise do Comportamento, ele destacou que “cuidar da vida é o primeiro passo”. Ele acredita que, no caso de atletas de alto rendimento, é preciso entender de que forma esse cuidado pode ser permanente para um melhor desempenho esportivo.

Acompanhamento contínuo

A iniciativa ainda envolveu um questionário com tópicos variados do dia a dia como: humor, relacionamentos e autoconfiança. As respostas foram mantidas em anonimato e – a partir de agora – eles passam a receber acompanhamento psicológico contínuo. “Nós, como atletas, somos muito cobrados para ter um alto rendimento, que exige os aspectos físico, técnico, tático e, também, o mental”, conta o jovem jogador de basquete Luiz Cruz, de 22 anos.

Se precisar, procure ajuda

Por fim, o Esquadrão de Aço reforçou a divulgação do telefone 188, disponível durante 24 horas, e do site cvv.org.br, canais de atendimento do Centro de Valorização da Vida (CVV). O serviço é gratuito e sigiloso.

Confira alguns registros do evento na sede do Bahia — Associação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Sair da versão mobile