O Bahia está pronto para enfrentar um dos maiores desafios da sua história recente: a disputa da Pré-Libertadores 2025. Representando o futebol brasileiro, o Tricolor de Aço entra na competição na segunda fase, ao lado de gigantes do continente, como Boca Juniors (6 títulos), Corinthians (campeão em 2012), e Barcelona de Guayaquil (vice-campeão em 1990 e 1998).
A busca por uma vaga entre os melhores da América do Sul passa pelo sorteio marcado para esta quinta-feira (19). O Bahia estará no Pote 1, uma posição estratégica que garante a vantagem de decidir os jogos em casa nesta etapa inicial. Entre os possíveis adversários estão equipes que avançarem da fase anterior, além de times como Deportes Iquique (Chile) e Boston River (Uruguai). Caso avance para a terceira fase, o Tricolor terá que enfrentar outro mata-mata antes de garantir lugar na fase de grupos da Libertadores.
FASE 1:
Pote 1: Alianza Lima (Peru), El Nacional (Equador) e Defensor (Uruguai)
Pote 2: Nacional (Paraguai), Monagas (Venezuela) e representante da Bolívia
FASE 2
Pote 1: Boca Juniors (Argentina), Corinthians (Brasil), Cerro Porteño (Paraguai), Barcelona (Equador), Santa Fe (Colômbia), Melgar (Peru), Bahia (Brasil) e Ñublense (Chile)
Pote 2: Deportes Iquique (Chile), Boston River (Uruguai), Universidad Central (Venezuela), representante da Bolívia, representante da Colômbia, além dos três classificados na primeira fase.
O retorno do Bahia à competição continental reacende o orgulho e a paixão da torcida, que vê o time ganhar espaço no cenário internacional. Além disso, a participação do clube fortalece o futebol nordestino e coloca a Bahia novamente no radar do futebol sul-americano. Agora, o desafio é superar as expectativas e fazer história, levando o nome do estado a novos patamares.
A nação tricolor terá a chance de acompanhar cada passo dessa jornada emocionante e empurrar o Esquadrão em busca do tão sonhado espaço entre os grandes da América.