O Esporte Clube Bahia lançou nesta quarta-feira uma camisa especial de Novembro Negro em parceria com o músico Carlinhos Brown, em um evento realizado no bairro do Candeal, em Salvador. Com o nome “Made In Candyall”, a camisa será estreada pelo Bahia em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, em jogo contra o Palmeiras na Fonte Nova. Em tons de azul em homenagem a Ogum, orixá patrono da luta e dos metais, o uniforme celebra a musicalidade e a ancestralidade africanas com referências aos tambores e às pinturas corporais que marcaram a carreira de Brown, especialmente na Timbalada.
O evento de lançamento incluiu ainda a apresentação do revitalizado Candyall Guetho Square, que será reinaugurado por Brown no dia 24 com show especial da Timbalada e Olodum. A camisa, que exibe o selo “Tricolor Felicidade” — título de uma música de Brown e Nizan Guanaes — e o emblema “Made in CandyAll”, homenageia o bairro do Candeal, onde o artista cresceu e fundou o projeto Pracatum. Há 30 anos, o Pracatum promove educação e cultura para jovens, transformando o Candeal em um verdadeiro “quilombo urbano” de resistência.
A camisa está disponível desde hoje na loja online do clube e poderá ser adquirida também nas lojas físicas a partir de amanhã, pelo valor de R$299. Essa iniciativa do Bahia reforça o compromisso do clube com a valorização da cultura afro-brasileira e com a história de Salvador, celebrando um marco importante de resistência e identidade do povo preto.
Confira algumas fotos com detalhes da nova camisa: