A baiana Ana Carolina Almeida, de apenas 15 anos, escreveu seu nome na história dos Jogos da Juventude 2025, em Brasília. A lutadora conquistou o bronze na categoria -43 kg do wrestling feminino, primeira medalha da Bahia nesta edição do torneio.
A trajetória da jovem mostra consistência e resiliência: em participações anteriores, terminou em 11º, 15º e 5º lugar. Para o treinador Thiago Fraga, a conquista vai além do individual. “A medalha de Ana fortaleceu a confiança do grupo. Todos passaram a acreditar que também podem chegar”, destacou, lembrando que mais cinco atletas baianos ainda competem nesta semana.
Aluno-atleta contemplada pelo programa FazAtleta e integrante do Centro de Treinamento Paulo Fraga, em Lauro de Freitas, Ana já havia participado de três edições anteriores sem subir ao pódio. Desta vez, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), celebrou a recompensa pela persistência. “Após tantas tentativas consegui coroar minha trajetória. É muito gratificante”, afirmou.
A Bahia tem tradição na modalidade. Em 2024, dois lutadores subiram ao pódio com medalhas de bronze: Pedro Sampaio, de Lauro de Freitas, e Lucas de Oliveira, de Feira de Santana. A meta agora é manter a regularidade e ampliar a lista de jovens talentos que despontam nos tatames nacionais.