A relação de Neymar com o futebol baiano é repleta de confrontos equilibrados, jogos marcantes e – inclusive – conquista de título nacional no Barradão. Entre 2009 e 2012, o craque santista enfrentou Vitória e Bahia em sete ocasiões, com números bem distribuídos e o carimbo da ousadia e alegria do (então) menino Ney: quatro gols e duas assistências. Agora, em sua nova passagem pelo Santos, aos 33 anos, o craque deve reencontrar os dois clubes ao longo da temporada.
Contra o Vitória, foram quatro partidas, com uma vitória, dois empates e uma derrota. O primeiro jogo contra o rubro-negro foi em 2009, pelo segundo turno do Brasileirão: empate por 0 a 0 no Pacaembu. Depois, em 2010, vieram os dois jogos finais da Copa do Brasil. Neymar marcou no jogo de ida, ajudando o Santos a vencer por 2 a 0 na Vila Belmiro. E no Barradão, mesmo com a derrota por 2 a 1, o time paulista sagrou-se campeão com assistência de Neymar para o gol de Edu Dracena. O último encontro veio no mesmo ano, na Vila Belmiro, em um empate por 1 a 1 na Vila Belmiro, com gols de Neymar e Júnior Pipoca.
Diante do Bahia, o retrospecto é igualmente equilibrado: uma vitória, um empate e uma derrota. Curioso é que esses jogos aconteceram somente depois das partidas contra o Vitória. O primeiro encontro de Neymar com o Bahia foi pelo Brasileirão 2011 em Pituaçu, e o Santos venceu por 2 a 1 com um gol de Neymar e outro de Alan Kardec, enquanto Júnior Pipoca descontou para o tricolor. No jogo de volta, na Vila Belmiro, empate por 1 a 1 com Neymar deixando sua marca e Souza descontando para o Bahia. O terceiro encontro foi em 2012, também na Vila Belmiro, e o peixe sucumbiu. Derrota por 3 a 1 para o Bahia. Neymar até deu o passe para o gol de André, mas o tricolor de aço virou o jogo com gols de Souza, Neto e Gabriel.
Este ano o craque santista deve ter, pelo menos, mais dois encontros com cada um dos times baianos. Se depender do histórico, emoção e equilíbrio não vão faltar nos jogos da temporada 2025 contra Bahia e Vitória.