O baiano Gabriel Porto, de 21 anos, começou 2025 com o pé direito. No último fim de semana, em Curitiba, ele conquistou o título da I Etapa da Copa do Brasil de Paracanoagem, disputada no Parque Náutico do Iguaçu. Representando a Associação de Canoagem de Itacaré (ACI), o atleta venceu a prova da categoria KL3 masculino com um tempo de 40s85, garantindo vaga para a Copa do Mundo de Paracanoagem, que será realizada em Poznan, na Polônia, em maio.
Campeão brasileiro e bicampeão sul-americano, Gabriel é um dos principais nomes da modalidade no país e integra a Seleção Brasileira de Paracanoagem. Ele faz parte do projeto Remando em Águas Baianas, fruto de uma parceria entre a Federação Baiana de Canoagem (Febac) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). O programa tem sido essencial para revelar talentos, como destacou Luciana Costa, vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
Além de Gabriel, a Bahia teve mais três representantes na competição: Marta Ferreira (52 anos), Jhonata Costa (14) e José Pedro Lobo (22). Os três atletas, também formados no projeto, receberam apoio da Sudesb para participar do torneio. Marta, bicampeã mundial, disputou a categoria KL2 200m feminino, enquanto Jhonata e José competiram nas provas KL3 200m e VL3 200m masculino, respectivamente.