Na mesma semana em que Hugo Calderano fez história ao vencer a Copa do Mundo de Tênis de Mesa na China, a Bahia também teve seu momento de glória com Gabriela Santiago, mesa-tenista de Serrinha, que conquistou três medalhas no Campeonato Sul-Americano Master, no Rio de Janeiro.
Em sua estreia internacional, Gabriela foi ouro no individual olímpico feminino (30 a 34 anos), prata por equipes e bronze nas duplas femininas, ao lado da carioca Lilian Luzier. “Não esperava nenhuma medalha e saí com três. Foi um resultado do meu esforço e do apoio que recebi”, celebrou.
A atleta é contemplada pelo programa FazAtleta, do Governo da Bahia, que tem sido decisivo para sua retomada no esporte desde 2023. “Sem esse apoio, eu não teria conseguido competir em nível nacional e nem chegar tão longe”, afirma.
De volta à Bahia, Gabriela disputa neste sábado (26) a primeira etapa do Campeonato Baiano de Tênis de Mesa, na Arena P2, em Salvador. O presidente da Federação Baiana, Caio Souza, exaltou o feito: “Gabriela eleva o nome da Bahia no cenário internacional. É motivo de orgulho para o nosso esporte”.