A Fórmula 1 anunciou nesta quarta-feira a renovação do contrato do Grande Prêmio da Holanda por mais um ano, garantindo sua presença no calendário até 2026. No entanto, a extensão será apenas para a próxima temporada, o que significa que o evento deixará a agenda da categoria a partir de 2027. A decisão partiu dos promotores da corrida, que acontece desde 2021 no Circuito de Zandvoort.
A edição final da prova holandesa, que tem como ícone o tetracampeão Max Verstappen, contará também com uma das corridas sprint programadas para o calendário de 2026, cuja definição ocorrerá posteriormente.
Stefano Domenicali, presidente da Fórmula 1, comentou sobre a decisão: “Todas as partes colaboraram positivamente para encontrar uma solução para estender a corrida, considerando diversas opções, incluindo eventos alternados ou anuais. Respeitamos a decisão do promotor de encerrar sua incrível corrida em 2026. Quero agradecer a toda a equipe do Grande Prêmio da Holanda e ao município de Zandvoort, que têm sido parceiros fantásticos.”
O GP da Holanda estreou na F1 em 1952 e deixou a categoria em 1985. A prova, porém, retornou em 2021 embalada pela ascensão de popularidade de Max Verstappen – que com as dez vitórias conquistadas antes mesmo de disputar um campeonato pela primeira vez, em 2021, já era o piloto holandês mais bem-sucedido.