No pódio

Igor Nogueira é tetracampeão mundial de jiu-jitsu e quebra barreiras no paradesporto

Baiano conquista o topo pela quarta vez no Abu Dhabi World Parajiujitsu Championship

Publicado

em

Igor Nogueira, um nome que se consolida no jiu-jitsu paradesportivo, voltou ao Brasil como tetracampeão mundial de parajiujitsu. Aos 25 anos e portador de Transtorno do Espectro Autista (TEA), o baiano conquistou pela quarta vez o título mundial da modalidade em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, repetindo um feito que alcançou também em 2018, 2022 e 2023.

Com apoio do programa FazAtleta, o atleta expressou sua gratidão ao contar como o suporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) foi fundamental para seu desenvolvimento no esporte. “Estou muito feliz. Graças a Deus, consegui essa quarta medalha de ouro. Que eu possa continuar participando de outras competições para trazer ainda mais medalhas”, disse Igor.


Além do tetracampeonato mundial, Igor também já venceu o Pan-Americano de Parajiujitsu e o Grand Slam da modalidade em 2024, concluindo uma temporada repleta de conquistas. Marleide Nogueira, mãe de Igor, compartilhou o orgulho pela jornada do filho, enfatizando o significado do título para além das medalhas. “A vitória de Igor mostra que toda pessoa autista é capaz. Somos gratos demais à Sudesb por acreditar no potencial dele desde 2017, tornando possível que ele realize sonhos e inspire outros atletas com deficiência”, comentou.

A trajetória de Igor é um testemunho de como o paradesporto transforma vidas, oferecendo oportunidade e visibilidade para pessoas com deficiência. E o apoio que recebe é fundamental para que siga quebrando barreiras e conquistando o mundo. Com uma história de luta, Igor mostra que o jiu-jitsu pode ser um caminho de inclusão, resiliência e inspiração, quebrando estereótipos e expandindo os horizontes de tantos outros paratletas brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Sair da versão mobile