Nos campeonatos

Nova geração baiana mira o pódio no Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-19

Com destaque para gêmeas de Vitória da Conquista e talentos convocados pela Seleção, Bahia aposta na força da base em Brasília

Publicado

em

Os novos talentos do vôlei de praia baiano desembarcaram em Brasília com fome de rede e sede de medalha. Até a próxima sexta-feira (25), a capital federal será palco de duas grandes competições nacionais: o Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia (CBVP) Sub-19 e a 3ª Etapa do CBVP Open. A delegação da Bahia, recheada de jovens talentos e esperança, já é vista como uma das mais promissoras do evento.

O principal destaque entre os baianos atende em dobro: as irmãs gêmeas Maria Antônia e Maria Fernanda Aguiar, de apenas 15 anos, naturais de Vitória da Conquista. Convocadas para as seleções brasileiras sub-17 e sub-19, as atletas são tratadas como grande aposta para subir ao pódio. Em fevereiro, elas conquistaram o terceiro lugar no Brasileiro da modalidade em Navegantes (SC), e agora voltam à quadra com ainda mais rodagem e confiança.

“Elas começaram cedo, com 13, 14 anos, e hoje já representam o Brasil. Isso só foi possível pelo apoio constante da Federação Baiana de Voleibol (FBV) e da Sudesb”, destaca o técnico Estácio Marcos, um dos responsáveis pela preparação da equipe baiana.

No total, oito atletas da Bahia foram contemplados com passagens aéreas pela Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), uma iniciativa que vem permitindo a inserção competitiva desses jovens em torneios de alto nível. Entre eles estão nomes como Sidney Sousa, Suane Lima, João Vitor Ribeiro, Lunna Girardi e Fernando Gabriel Silva.

Outro nome que chama atenção é Joaquim, atleta da Seleção Brasileira que vem disputando campeonatos mundiais nas categorias sub-17 e sub-19. Mas ele não está sozinho: João Pedro, seu parceiro recente de pódio, também desponta como revelação no cenário nacional. “A expectativa é a melhor possível. (…) A base está funcionando, e esse é o resultado de investimento, continuidade e olho no futuro”, analisa Estácio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Sair da versão mobile