Pela primeira vez na história da Liga das Nações da UEFA, Alemanha e Portugal se enfrentam em um jogo eliminatório, e o palco não poderia ser mais simbólico: Munique, a mesma cidade onde os alemães derrotaram os portugueses por 4 a 2 na fase de grupos da Euro 2020.
A Alemanha chega às semifinais do torneio pela primeira vez, após eliminar a Itália com um emocionante placar agregado de 5 a 4. A equipe comandada por Julian Nagelsmann venceu em Milão por 2 a 1 e empatou em 3 a 3 em Dortmund. Sem Musiala (lesionado) e nomes como Rüdiger e Havertz, o técnico tem dúvidas especialmente no setor ofensivo e na configuração da defesa.
Já Portugal, campeão da primeira edição da Liga das Nações (2019), mostrou poder de reação ao virar o confronto contra a Dinamarca. Após perder por 1 a 0 fora de casa, a equipe de Roberto Martínez venceu por 5 a 2 na prorrogação, com brilho do reserva Francisco Trincão, autor de dois gols. O elenco português chega com força total, mesmo sem João Cancelo, e ainda apresenta uma novidade promissora: o jovem Rodrigo Mora, de 18 anos, convocado pela primeira vez.
Jamal Musiala é um dos principais nomes da nova geração alemã (Foto: Divulgação / UEFA)
A Alemanha deve contar com Ter Stegen no gol e vê no jovem Florian Wirtz uma das grandes esperanças de criatividade. Com a ausência de Musiala, o técnico alemão avalia se mantém Füllkrug no comando de ataque ou se dá chance a nomes como Undav ou Woltemade, destaques do Stuttgart na Copa da Alemanha. A dúvida tática gira entre manter uma linha de três ou quatro defensores.
Experiência de Cristiano Ronaldo é um dos trunfos de Portugal (Foto: Divulgação / UEFA)
Do lado português, a espinha dorsal se mantém sólida: Diogo Costa no gol, Rúben Dias na zaga, Bruno Fernandes e Vitinha no meio, além do trio ofensivo com Bernardo Silva, Rafael Leão e Cristiano Ronaldo. Com alternativas no banco e a confiança em alta, a grande incógnita é se a Seleção conseguirá impor seu ritmo fora de casa contra um adversário empurrado pela torcida.