Durante seis dias e cinco noites, a Chapada Diamantina se transformará em arena natural de uma das mais exigentes provas do esporte mundial. A partir deste domingo (4), Lençóis será o ponto de partida da Malacara Race, corrida de aventura que reúne 192 atletas de 15 países — incluindo o Brasil — em uma disputa que testa resistência, orientação e superação em um percurso de 510 quilômetros.
A competição é uma etapa classificatória do Adventure Racing World Series (ARWS), circuito mundial da modalidade. O time campeão da etapa baiana garante vaga para a final do campeonato, que acontece no Canadá, em setembro. Mais do que uma corrida, é um mergulho na geografia e nos limites do corpo e da mente, em um dos territórios mais desafiadores do Brasil.
Sem GPS, com bússola e instinto
As 56 equipes (entre quartetos e duplas, mistas e masculinas) terão de enfrentar trechos de trekking, canoagem, mountain bike, técnicas verticais e uma modalidade surpresa. E o detalhe que faz toda diferença: nada de GPS. A navegação é feita com mapa topográfico e bússola, o que exige preparo técnico, atenção constante e um domínio minucioso do ambiente.
O trajeto não é revelado com antecedência. Mas os atletas certamente cruzarão cenários icônicos como o Vale do Pati e o Morro do Pai Inácio, verdadeiros cartões-postais da Chapada. A prova resgata, depois de 23 anos, a tradição das grandes corridas de aventura na região. “Queremos recolocar o Parque Nacional da Chapada Diamantina como referência mundial para esse tipo de prova”, diz Arnaldo Maciel, diretor da Malacara Race.
A elite em casa
A Bahia entra forte na disputa, com 10 equipes locais — incluindo duplas e quartetos de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Lauro de Freitas, Ibicoara e Lençóis. Destaque especial para a equipe Brazil Multisport, com sede no Capão (Vale do Capão), que tem a capitã Camila Nicolau e o navegador Guilherme Pahl. Eles são tetracampeões sul-americanos e atuais terceiros colocados no ranking mundial. Mesmo com vaga garantida para a final no Canadá, estão na disputa, o que aumenta o nível técnico da prova. Se vencerem, o segundo colocado também se classifica.
Chapada em festa
A largada e a cerimônia de abertura acontecem no sábado (3), no Mercado Cultural de Lençóis, com checagem de equipamentos, apresentação das equipes e show do artista local Ricardo Boa Sorte. A festa de encerramento será no dia 10, também em Lençóis, após a chegada das últimas equipes. A Malacara Race é apoiada pelo Governo da Bahia, por meio da Sudesb e da Secretaria de Turismo do Estado. A iniciativa reforça a importância da Chapada como destino turístico, e território de experiências esportivas de altos impactos ambientais, culturais e humanos.
Confira a programação completa:
3/5 | SÁBADO
9h – Checagem de equipamentos dos atletas ao longo do dia no Mercado Cultural de Lençóis
20h – Cerimônia de abertura e apresentação das equipes no Mercado Cultural de Lençóis, com show de Ricardo Boa Sorte.
4/5 | DOMINGO
9h – Largada no Mercado Cultural de Lençóis.
5, 6 e 7 | SEGUNDA, TERÇA e QUARTA
Corrida em curso, passando por regiões de Lençóis, Palmeiras, Andaraí, Mucugê e Nova Redenção.
8/5 | QUINTA
0h – Previsão de chegada das primeiras equipes em Lençóis.
9/5 | SEXTA
23h59 – Previsão de chegada dos últimos atletas e encerramento do percurso.
10/5 | SÁBADO
19h – Cerimônia de premiação, jantar e festa de encerramento