A tradicional corrida de São Silvestre, que está em sua 99ª edição, vai contar com invasão baiana na terça-feira, 31, a partir das 7h25, com a largada na categoria cadeirantes, 7h40, na categoria elite feminina, e 8h05, com largada elite masculina, Pelotão Premium, Pelotão PCDs e Pelotão Geral. O percurso total da Corrida é 15 km, com a largada acontecendo na Avenida Paulista e a chegada ocorrendo em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, também na Paulista. O jornalista Cásper Líbero, que dá nome à Fundação, foi quem criou a corrida.
Dentre os participantes da Bahia, uma atleta que está em busca de melhorar sua marca. Jeane Barreto dos Santos, 26 anos, é de Santo Antônio de Jesus, mas mora em Simões Filho. Estreante em 2023, ela ficou foi a quinta brasileira mais rápida e a 11ª no geral, sem ter experiência na prova. Só em 2024, participou de 41 competições, vencendo 38 e ficando em segundo lugar duas vezes. “Minha preparação veio ao longo do ano, com essas provas. Estou bem preparada, com uma bagagem maior. Tenho certeza de que esse ano vou fazer uma grande prova e ficar entre as 5 primeiras no geral”, afirma Jeanne, que é da equipe Team Meta.
Jeane disputando a prova em 2023
Diversão em família
O engenheiro civil e empresário Sérgio Fraga Santos Faria, 60 anos, já é um veterano em corridas. Ele faz parte da Runners Club e corre há 13 anos, tendo participado de diversas maratonas nacionais e internacionais. Ele estará na tradicional corrida pela terceira vez, agora em família, já que vai correr com a esposa, o filho, que mora na capital paulista, e a nora. “A São Silvestre é emblemática, mas não é a principal corrida para avaliar pace etc. É mais uma festa, algo simbólico por estar correndo no último dia do ano, ainda mais para mim, com a família. É bem gostoso”, destaca.
Sérgio após a prova em 2016
Quem também vai em família é a jornalista Gabriela Borges, 53 anos. No caso, com o marido e o filho, de 25 anos. Ela começou a correr em junho deste ano, ao se inscrever na Runners Club, e tem participado de diversas competições. “Sempre respeitando e seguindo meu planejamento com planilhas semanais elaboradas pelo meu treinador”, destaca.
Gabriela entre o marido Thadeu e o filho Thiago.
Para a primeira São Silvestre, também está sentindo o frio na barriga. “A expectativa é a melhor possível em participar de um evento de tamanha grandeza e repercussão nacional e internacional! Viver aquele clima envolvente, sentir aquele friozinho na barriga na largada , e puder dar o meu melhor e me superar a cada quilômetro será incrível”, diz.
Já outro participante vai para se divertir durante a prova, mas ainda assim, levando a sério a meta. É o caso do jornalista Gabriel Soares, 37 anos, que participa da prova pela primeira vez. “Estou muito entusiasmado pelo fato de ser uma prova de grande relevância nacional e pelo fato de ser na maior cidade da América Latina, em uma data icônica, quando todos estão se preparando para a virada do ano. “, afirma Soares, que treina com a Triação Assessoria Esportiva.