Conecte-se com nossas redes

Nas areias

Conheça seis benefícios do beach tennis

Publicado

em

De acordo com o Google Trends o beach tennis é uma modalidade esportiva que tem ganho bastante destaque entre os brasileiros nos últimos anos. As buscas por “beach tennis” no país subiram mais de oito vezes nos últimos dois anos se comparado ao período anterior. Criado em meados de 1987 na província de Ravenana, na Itália, o esporte chegou ao Brasil em 2008 e ganha cada vez mais adeptos. 

A Confederação Brasileira de Beach Tennis estima que haja cerca de 300 mil praticantes no país, com grande crescimento após a pandemia do coronavírus, quando o esporte ficou mais popular, considerando que é uma atividade ao ar livre e que envolve pouco contato físico entre os jogadores. A popularidade do esporte gera uma demanda por espaços que possibilitem a prática, e é nesse cenário que Goiânia recebe o primeiro condomínio vertical do Brasil com uma quadra de beach tennis no rooftop. 

Batizado como Biografia, este projeto inovador, fruto da parceria entre Legado Inteligência Imobiliária, Joule Participações e Grupo Engeseg, une design moderno, conforto e um estilo de vida dinâmico, destacando-se como uma nova referência no mercado imobiliário goiano. Localizado na região sudoeste da capital, no bairro Vila Rosa, o Biografia fica próximo ao Parque Cascavel. A posição estratégica também oferece fácil acesso à Avenida Rio Verde, com ciclovias perfeitas para quem aprecia atividades ao ar livre.  

O empreendimento, que abre as vendas no dia 14 de dezembro, chama a atenção com seus espaços de convivência. No último andar, foi projetado o Rooftop Beach Club com piscina de borda infinita, sauna, academia, lounge, espaço gourmet, salão de festas com brinquedoteca, pub game, e o grande destaque que é a quadra de beach tennis – uma novidade em território nacional.  Os apartamentos variam de dois quartos a três suítes, com medidas de 65,22 a 109,79 metros quadrados. O projeto inclui ainda na área comum market autônomo, bicicletário e espaço de coworking.

Confira agora, 6 benefícios de praticar beach tennis

FORTALECIMENTO MUSCULAR: Trabalha principalmente os membros inferiores, superiores e o abdômen, ajudando no desenvolvimento de força e resistência muscular;

CONDICIONAMENTO FÍSICO: Melhora a capacidade cardiorrespiratória devido à intensidade do jogo e à resistência do terreno arenoso;

COORDENAÇÃO MOTORA: Exige reflexos rápidos e controle dos movimentos, aprimorando a coordenação entre olhos, mãos e pés; 

GASTO CALÓRICO: Queima significativa de calorias (em média, 500-800 calorias por hora), contribuindo para a manutenção ou perda de peso.  

ÍNDICE DE LESÃO BAIXO: A areia amortece os impactos, reduzindo o risco de lesões em articulações como joelhos e tornozelos.  

MELHORA DA SAÚDE MENTAL: Favorece a liberação de endorfina, aliviando o estresse e a ansiedade, além de promover a socialização e o bem-estar emocional.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nas areias

Jovens baianos brilham no Circuito Paulista de Beach Tennis

Bernardo Gil e Isabelli Camurugy conquistam medalhas e projetam um 2025 de evolução

Publicado

em

Por

A nova geração do beach tennis baiano começou 2025 com o pé direito. Bernardo Gil e Isabelli Camurugy, atletas apoiados pelo programa Bolsa Esporte, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), foram destaques no Circuito Paulista de Verão de Beach Tennis, competição organizada pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e válida para o ranking nacional.

Com apenas 13 anos, Bernardo conquistou o título da categoria simples na terceira etapa do circuito, em Vinhedo (SP). Já na quarta etapa, realizada na capital paulista, ele faturou duas medalhas de bronze: uma na categoria mista, ao lado de Isabelli Camurugy, e outra na masculina, jogando com Rafael Gordilho. Motivado pelo desempenho, o jovem projeta um ano de crescimento e novas conquistas. “Quero continuar evoluindo, treinando forte e participando de mais competições. O Bolsa Esporte tem sido fundamental para me manter focado no meu sonho”, destaca.

Isabelli, que recentemente ingressou no programa de incentivo ao atleta, brilhou com dois vice-campeonatos na categoria simples sub-14 e o bronze na dupla mista com Bernardo. Para ela, a experiência de competir fora da Bahia tem sido essencial para a evolução no esporte. “Consegui disputar com adversários novos e melhorar minhas habilidades. Espero crescer taticamente e emocionalmente para conquistar ainda mais títulos em 2025”, afirma.

Com o calendário nacional se desenhando e o incentivo do Bolsa Esporte, Bernardo e Isabelli seguem firmes no caminho para se consolidarem entre os principais nomes do beach tennis juvenil do Brasil.

Continue Lendo

Nas areias

Atletas baianas de vôlei de praia foram convocadas para compor a Seleção Brasileira Sub-17

Publicado

em

Por

As gêmeas, Maria Antônia Aguiar e Maria Fernanda Aguiar, de 15 anos de idade e nascidas em Vitória da Conquista, foram convocadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) para realizar treinamentos de campo pensando em competições futuras, tanto nacionais quanto internacionais. As atletas se apresentaram no dia 06 de janeiro, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema, Rio de Janeiro, e seguem por lá até o final de fevereiro.

As atletas tiveram passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para participar de duas etapas do Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia pela categoria sub-17, que resultaram na convocação. Além disso, ambas viajaram para competições nacionais e regionais representando a Bahia.

Maria Antônia destacou uma luta diária importante na evolução delas como parte do desenvolvimento como atleta e criou expectativas para o Campeonato Brasileiro de Voleibol de Praia Sub-19 que as gêmeas vão disputar a partir do dia 08 de fevereiro em Navegantes, Santa Catarina.

“Estou muito orgulhosa com tudo o que conquistamos até agora, porque eu sei que não foi fácil essa luta diária. Mas sei que todo esse treinamento vai ajudar a gente e estou com boas expectativas para esse Campeonato Brasileiro Sub-19 que está por vir”, comentou.

Já Maria Fernanda, no entanto, foi direta ao ponto e disse que toda essa experiência junto da sua irmã e de outras atletas têm sido incrível e que foi capaz de notar evoluções dia após dia. “Estou adorando esta experiência. Estar aqui com outros atletas de outros lugares do Brasil é uma experiência incrível. Já percebi uma grande evolução desde o dia que cheguei aqui. Apesar da intensidade dos treinamentos, espero sempre dar o meu melhor e estar disposta a aprender ainda mais a cada dia que passa.”

Vitor Aguiar, pai das meninas, expressa o sentimento sobre a conquistas das filhas. “É um orgulho enorme que sentimos nesse momento. Eu e a mãe delas achamos isso fantástico, porque nós sempre gostamos de esportes. E só de ver as meninas competindo, fazendo o que amam, se desenvolvendo e amadurecendo é um grande orgulho que passa pela gente, é um sentimento inestimável. Buscamos ao máximo dar apoio a elas, para que elas consigam realizar seus sonhos e que também passou a ser os sonhos de nós, como pais.”

Expectativas

Ailton Junior, treinador da dupla, comenta sobre o ciclo de treinamento no Rio de Janeiro e a evolução das garotas. “O ciclo dos treinos aqui é intenso, muitas vezes com dois horários de treinos. Entretanto, as nossas meninas são capazes de superar tudo, elas têm muita garra. Projetamos um ano de 2025 muito corrido para Maria Fernanda e Maria Antônia. Mesmo nascidas em 2009, elas já competem em categorias acima das delas. Então, serão muitos torneios disputados daqui para frente. E temos total certeza de que elas são capazes de continuar representando a Bahia e o esporte que tanto amam.”  

A partir do dia 08 elas buscam repetir os feitos do ano passado. A dupla está entre as mais bem ranqueadas do Brasil pela categoria sub-19 após serem vice-campeãs da última etapa do Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia sub-17 no ano de 2024, realizado em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Continue Lendo

Na saúde

Lesões no Beach Tennis afetam quase metade dos praticantes

Popularidade do esporte exige atenção à preparação física e cuidados para prevenir problemas

Publicado

em

Por

O beach tennis conquistou as praias e quadras do Brasil, mas junto com o crescimento da modalidade, também surgem preocupações com a saúde dos jogadores. Um estudo da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo revelou que 48,8% dos praticantes, amadores ou profissionais, já sofreram algum tipo de lesão, com destaque para tendinites, problemas articulares e lesões musculares nos ombros, joelhos e tornozelos.

De acordo com o Dr. Abaeté Neto, médico especialista em lesões esportivas, a dinâmica do beach tennis, com movimentos repetitivos, saltos constantes e mudanças bruscas de direção, exige preparação física adequada para evitar desgastes ou traumas. “Fortalecer a musculatura do core, pernas e braços, além de investir em alongamentos e aquecimentos, é fundamental para prevenir lesões e melhorar o desempenho”, recomenda o especialista.

Quando as lesões ocorrem, o tratamento varia conforme a gravidade, podendo incluir repouso, gelo, fisioterapia e, em casos mais graves, tecnologias avançadas como ondas magnéticas. O retorno às quadras deve ser gradual e guiado por profissionais para evitar novas complicações. “A prática do beach tennis deve ser prazerosa e segura. Ouvir o corpo e tratar os sinais de desconforto são passos essenciais para aproveitar o esporte com saúde e longevidade”, conclui o médico.

Com cuidados simples, é possível minimizar os riscos e aproveitar todos os benefícios que o beach tennis oferece, já que é uma atividade esportiva saudável e divertida para todas as idades.

Continue Lendo

Mais lidas