Conecte-se com nossas redes

Nas águas

Uri Valadão vence etapa do Marrocos e volta a liderar ranking mundial

Outro baiano, Gabriel Braga, fica em terceiro lugar e Brasil faz história no bodyboard

Publicado

em

O bodyboarding brasileiro voltou a brilhar nas águas marroquinas. O baiano Uri Valadão mostrou toda sua experiência e talento ao conquistar o título do Taghazout Bay Morocco Pro 2025, etapa do IBC World Bodyboarding Tour, disputada em Anza Beach. O francês Pierre Louis Costes ficou com o vice-campeonato, enquanto Gabriel Braga, outro representante da Bahia, garantiu o terceiro lugar no pódio.

 

Pódio baiano com Uri Valadão campeão e Gabriel Braga 3° lugar no Taghazout Bay Morocco Pro 2025, etapa do IBC World Bodyboarding Tour – Foto: Reprodução/ Instagram

Desde as primeiras baterias, Uri mostrou consistência e controle, avançando fase a fase com performances sólidas. No dia decisivo, confirmou o favoritismo e celebrou mais uma grande conquista em sua carreira.

A final teve alto nível técnico, com Costes oferecendo resistência, mas sem conseguir superar o ímpeto do brasileiro (que recebeu uma nota 10 na semifinal). Já Gabriel Braga, que defendeu o título conquistado em 2024, teve uma campanha de recuperação após a repescagem e garantiu um 3° lugar no pódio, mantendo o Brasil entre os protagonistas da competição.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por World Bodyboard Morocco (@world.bodyboard.morocco)

Nas águas

Renê Pereira faz história com nono título brasileiro e lidera delegação baiana no remo

Atletas da Bahia brilham no Campeonato Brasileiro Interclubes de Barcos Curtos

Publicado

em

O remo brasileiro testemunhou mais um capítulo da hegemonia de Renê Pereira. O baiano conquistou, neste fim de semana, o seu nono título do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Barcos Curtos, reforçando sua condição de maior campeão da categoria e ícone do esporte paralímpico nacional. A façanha de Renê, medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio 2020, foi alcançada com o apoio do programa Bolsa Esporte, do Governo da Bahia, e da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), que viabilizou sua participação no evento com o custeio das passagens aéreas.

“Estou feliz por mais uma conquista. Tenho como meta chegar ao décimo título, uma marca histórica. Antes de mim, o recorde era um tricampeonato”, celebrou o atleta, que segue inspirando gerações com sua trajetória de superação e excelência.

A atuação da delegação baiana no CBI também contou com outros destaques femininos. Marilene Silva conquistou a medalha de bronze na categoria sênior, confirmando o bom momento do remo baiano entre as mulheres. Já a jovem Natalie Ferreira, que também recebe o Bolsa Esporte, ficou em sexto lugar na categoria 1x Sub-23 Feminino. Embora fora do pódio, a presença na final A foi considerada um feito relevante por Adroaldo Mendonça, presidente da Federação dos Clubes de Remo da Bahia (FCRB).

“Foi a primeira vez que ela participou e já ficou entre as seis melhores. Isso é um avanço significativo. Vamos investir nela porque essa menina tem futuro”, afirmou Adroaldo, evidenciando a importância da renovação no esporte.

O desempenho da delegação reafirma o potencial do estado no remo nacional e mostra como políticas públicas de incentivo, como as da Sudesb e da Setre, fazem diferença na formação de talentos e na permanência de atletas de alto rendimento.

Continue Lendo

Nas águas

Pedro Scooby vence Gigantes de Nazaré 

Carioca pega onda de mais de 18 metros e fatura o principal prêmio do evento

Publicado

em

No último domingo (13), o surfista Pedro Scooby venceu o troféu de maior onda masculina na 7º edição dos Gigantes de Nazaré. Realizado em Portugal, o carioca desbancou o compatriota Will Santana nos momentos finais do evento, ao surfar uma onda de mais de 18 metros de altura. 

Ao todo, 21 surfistas participaram do campeonato – maior número até hoje. Os atletas foram divididos em trios com pilotos de jet-skis ajudando nos resgates. Scooby ficou com a equipe amarela, junto com Lucas Chumbo e Lucas Fink. Chumbo também foi premiado com a melhor performance individual dos Gigantes de Nazaré 2025. Na categoria feminina, Michelle Des Bouillons pegou a maior onda, com 16,80 metros, superando a paranaense Michaela Fregonese. 

As disputas foram com emoção até o fim. Durante grande parte do evento, quem liderava o ranking era Will Santana, com um paredão de 17,62 metros. Porém, na última sessão, Scooby conseguiu encontrar a maior onda do campeonato e virou o jogo no apagar das luzes, garantindo o título para a equipe amarela.

Campeão no ano passado e atual vice do Nazaré Big Wave Challenge, principal campeonato de ondas gigantes do mundo, junto com seu compatriota Lucas Chumbo, Pedro Scooby, aos 36 anos, vive um dos seus melhores momentos da carreira em competições com uma sequência incrível de resultados. 

Foto | Damien Poullenot/World Surf League

Continue Lendo

Eventos

Arte nordestina é homenageada no pôster oficial do Circuito Banco do Brasil de Surfe

Com xilogravura de Bacaro Borges, abertura da temporada em Maresias celebra novos talentos e valoriza a cultura popular

Publicado

em

A conexão entre cultura popular nordestina e o esporte ganha forma e identidade no pôster oficial da etapa de abertura do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025, que será disputada entre os dias 22 e 27 de abril, na praia de Maresias, em São Sebastião (SP). Assinada pelo jovem artista pernambucano Bacaro Borges, a obra utiliza a técnica da xilogravura para retratar a essência do circuito: revelar talentos, exaltar a diversidade brasileira e projetar o surfe nacional para o mundo.

O surfe baiano tem seu nome escrito na lista de Campeões do WSL Qualifying Series em São Sebastião. O título da etapa de 2000 foi conquistado por Crhistiano Spirro – no Hang Loose Pro Contest. 25 anos depois, o pôster oficial do evento ganha inspiração das paisagens do Nordeste e dos elementos simbólicos da vida sertaneja. Bacaro — nascido em Bezerros (PE) e herdeiro artístico do mestre J. Borges — criou uma cena potente: um jovem surfista desliza por uma onda em forma de mapa do Brasil, numa metáfora visual do crescimento da modalidade no país e da potência criativa das novas gerações.

Retratei um atleta mais jovem surfando pelo Brasil, mas ao mesmo tempo ganhando o mundo”,

Esse é o ponto de vista do artista, que, desde os quatro anos de idade, se expressa pela xilogravura com a precisão de quem transforma o cotidiano e as causas sociais em obra de arte. Em seu pôster, elementos como cactos, pássaros e o mar nordestino compõem o cenário, representando o que há de mais autêntico na cultura regional.

O Circuito Banco do Brasil de Surfe serve como vitrine para atletas que sonham em integrar o circuito mundial da World Surf League (WSL). A etapa em Maresias vale 6 mil pontos no ranking do Qualifying Series (QS) e promete revelar novos nomes em um cenário tradicionalmente dominado por grandes ídolos.

Para Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina, integrar arte e esporte é parte da missão da liga. “Investir na arte e cultura é uma forma de integrar esse movimento ao ambiente do surfe e ao seu estilo de vida. Damos espaço para que artistas possam se expressar e eternizar nossos eventos de forma muito especial”, disse.

Cultura, inclusão e ondas fortes

Com patrocínio do Banco do Brasil e apoio de marcas como Red Bull, Corona Cero e Mãe Terra, o evento terá transmissão ao vivo pelo site e canais oficiais da WSL, ampliando o alcance do surfe brasileiro e fortalecendo o ecossistema da modalidade no país. A proposta é levar o esporte a todas as regiões, reduzir barreiras e criar oportunidades para quem nem sempre tem condições de competir longe de casa.

O campeonato é visto como o maior evento de surfe já organizado em todo o estado paulista. Diversas atrações vão se apresentar ao longo dos dias do Qualifying Series (QS) da WSL. E a última grande confirmação foi a do show do rapper e compositor Gabriel o Pensador, no sábado (26).

Continue Lendo

Mais lidas