Chegou finalmente a vez de o Bahia conhecer La Paz e seus 3.637m de altitude. O Tricolor de Aço fará seu primeiro jogo oficial em uma cidade acima dos 2.500m nesta terça-feira (18), quando enfrenta o The Strongest, pela Libertadores. O duelo marca o retorno do Bahia à principal competição sul-americana desde 1989. No embalo do momento histórico, o Bolavip Brasil mergulhou no retrospecto dos times brasileiros na altitude e, mais precisamente em, La Paz.
Até hoje, foram 44 partidas de times brasileiros em La Paz, todas elas no Estádio Hernando Siles, palco da partida do Bahia. Em duelos contra The Strongest, Bolívar, Always Ready e Deportivo Municipal, as equipes do Brasil acumulam retrospecto negativo: nove vitórias, nove empates e 26 derrotas. Um aproveitamento de 27,2%.
O The Strongest, sozinho, soma 20 partidas contra brasileiros como mandante. São 13 vitórias do time boliviano, 4 vitórias de brasileiros e quatro empates. O aproveitamento do adversário do Bahia em casa contra equipes do Brasil é de 71,6%.
Times do Nordeste na altitude
Apenas uma equipe brasileira possui retrospecto positivo na altitude de La Paz, não importando o rival: o Ceará, que venceu o The Strongest na Bolívia e empatou com o Bolívar no Hernando Siles. O Vozão é um dos três times do Nordeste que já atuaram em cidades com altitude superior a 2.500m. Foram uma vitória, um empate e uma derrota. O revés ocorreu contra o Jorge Wilstermann, em Cochabamba, na Bolívia.
Seu arquirrival, o Fortaleza, tem um jogo e uma derrota na altitude – contra o Nacional Potosí, na cidade peruana. Já o Sport tem 100% de aproveitamento, uma partida e uma vitória, contra a LDU, em Quito, no Equador.
O Bahia tem uma partida no currículo em cidade acima do nível do mar, mas numa altura inferior a 2.500m. Pela Sul-Americana de 2020, o time de Salvador perdeu para o Melgar na cidade de Arequipa, no Peru, numa altitude de cerca de 2.300m.
Os melhores brasileiros na altitude
Com um jogo e uma vitória, o Sport é o time brasileiro com melhor aproveitamento na altitude. Mas levando em consideração as equipes que possuem mais partidas em cidades muito acima do nível do mar, quem tem melhor retrospecto é o Grêmio, com sete vitórias, um empate e sete derrotas. O pior desempenho é do Vasco, que nunca pontuou na altitude em quatro partidas disputadas. No geral, o futebol brasileiro acumula 49 vitórias, 36 empates e 88 derrotas em jogos em cidades acima dos 2.500m de altitude. Um aproveitamento de pontos de 35,2%.
Os 10 melhores times do futebol brasileiro na altitude:
1 – Sport – 100% de aproveitamento (uma vitória)
2 – Criciúma – 66,6% (uma vitória e um empate)
3 – Grêmio – 48% (sete vitórias, um empate e sete derrotas)
4 – Ceará – 44,4% (uma vitória, um empate e uma derrota)
5 – Goiás – 44,4% (uma vitória, um empate e uma derrota)
6 – Corinthians – 43,5% (quatro vitórias, cinco empates e quatro derrotas)
7 – Cruzeiro – 43,3% (três vitórias, quatro empates e três derrotas)
8 – Palmeiras – 42,6% (sete vitórias, dois empates e nove derrotas)
9 – Atlético-MG – 42,4% (quatro vitórias, dois empates e cinco derrotas)
10 – São Paulo – 37,2% (cinco vitórias, quatro empates e oito derrotas)