Conecte-se com nossas redes

Nos campos

Alisson Santos é anunciado pelo Sporting e Vitória fatura com venda milionária

Atacante de 22 anos assina até 2030 e pode render ainda mais ao clube baiano

Publicado

em

Formado nas divisões de base do Vitória, o atacante Alisson Santos, de 22 anos, foi anunciado nesta segunda-feira como novo reforço do Sporting, de Portugal. O contrato vai até 2030 e inclui uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, sinal de aposta alta do clube de Lisboa no jovem brasileiro. A transferência rendeu cerca de R$ 13 milhões ao Rubro-Negro baiano, que vendeu 90% dos direitos econômicos do atleta e manteve 10%, apostando em uma possível valorização futura.

Apesar do início promissor nas categorias de base, Alisson não chegou a se firmar como titular no Vitória. Fez 49 jogos com a camisa profissional, marcando três gols e dando duas assistências. Para ganhar rodagem, passou por Náutico e Figueirense, além de já estar atuando em solo português pelo União Leiria, por empréstimo. A ida para o Sporting representa uma guinada na carreira e reflete um perfil de aposta estratégica do futebol europeu em jovens talentos formados no Brasil, mesmo sem grande destaque inicial no profissional.

Confira a primeira entrevista de Alisson Santos como jogador do Sporting:

Mundial de Clubes

Al-Hilal elimina o Manchester City com dois gols do baiano Marcos Leonardo

Time saudita vence por 4 a 3 na prorrogação e avança às quartas da Copa do Mundo de Clubes

Publicado

em

O improvável aconteceu em Orlando. O Al-Hilal, da Arábia Saudita, protagonizou uma das maiores surpresas da Copa do Mundo de Clubes ao eliminar o poderoso Manchester City por 4 a 3, nesta segunda-feira (30), em jogo com sete gols e momentos de tensão. Agora, a equipe comandada por Simone Inzaghi enfrentará o Fluminense, na sexta-feira (4), pelas quartas de final do torneio.

O grande nome da classificação saudita foi Marcos Leonardo, atacante de 22 anos, natural de Itapetinga, no interior da Bahia. Com dois gols, um deles na prorrogação, o brasileiro foi decisivo e mostrou resiliência ao continuar em campo mesmo sentindo câimbras. Ao lado de Malcom e do goleiro Bono, que foi essencial com defesas impressionantes, ele comandou a virada histórica sobre os ingleses de Pep Guardiola.

O primeiro tempo teve o domínio técnico do City. Bernardo Silva abriu o placar logo aos 9 minutos e o time inglês parecia caminhar para uma vitória tranquila. Mas a segunda etapa virou o roteiro de um épico. Com gols de Marcos Leonardo e Malcom, o Al-Hilal virou em menos de 10 minutos. Haaland empatou na sequência, e o equilíbrio levou a decisão à prorrogação.

No tempo extra, Koulibaly, de cabeça, e Foden, após bate-rebate, mantiveram o empate até que brilhasse novamente a estrela de Marcos Leonardo, que recebeu dentro da área e garantiu a classificação do Al-Hilal. Foi o quarto gol da equipe árabe em uma atuação coletiva intensa, marcada por velocidade, espírito competitivo e coragem tática diante de um dos elencos mais caros e badalados do futebol mundial. Agora o Al-Hilal descansa para enfrentar o Fluminense, que passou pela Inter de Milão. A partida está marcada para sexta-feira, às 16h (de Brasília).

Continue Lendo

Nos campos

Copa 2 de Julho 2025 é lançada com presença da Seleção Brasileira

Maior torneio Sub-15 do Brasil chega à 15ª edição valorizando base e interiorização do futebol

Publicado

em

A bola vai rolar na 15ª edição da Copa 2 de Julho, maior torneio sub-15 do país, com o propósito renovado de revelar talentos, integrar territórios da Bahia e internacionalizar o futebol de base. O campeonato, promovido pela Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), começa nesta quarta-feira (2), feriado da Independência da Bahia, e se estende até o dia 13, com jogos na capital e na Região Metropolitana de Salvador.

A cerimônia de lançamento foi no Estádio de Pituaçu e contou com a presença da Seleção Brasileira Sub-15, que inclusive será protagonista da partida inaugural simbólica contra o Galícia, às 10h30. Logo antes, às 9h, o mesmo palco recebe o confronto entre Dom Macedo e a Seleção Scout, da Bolívia — uma das três equipes internacionais confirmadas, ao lado do Rebaño Chivas (México) e Club Desportivo (Equador).

Entenda o formato da competição e quem participa

O formato da competição tem uma característica democrática: dos 256 times que disputaram as fases classificatórias, 16 seleções municipais garantiram vaga na etapa nacional, agora ao lado de clubes de elite como Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Bahia, Vitória, Atlético-MG, Botafogo, Ceará e Goiás (atual campeão).

Este ano, os jogos ocorrerão em oito praças esportivas, com destaque para os CTs de Bahia e Vitória, a Vila Canária, os estádios municipais de Lauro de Freitas e Cachoeira e, claro, Pituaçu — agora com nova iluminação em LED testada justamente pelo time canarinho. A presença de seleções municipais como Irecê, Guanambi, Itapicuru e Ribeira do Pombal reforça a política de descentralização do esporte. Além disso, equipes como Catuense, Leônico, Jacobina e SSA Futebol Clube representam o futebol baiano em diferentes escalas.

Confira os grupos da Copa 2 de Julho

Grupo A – Estádio de Pituaçu: Dom Macedo-BA, Galícia-BA, Jacobina-BA, Seleção Brasileira e Seleção Scout-BOL
Grupo B – Estádio de Pituaçu: Botafogo-RJ, Conquista-BA, Estrela de Março-BA, Itabuna-BA e Palmeiras-SP
Grupo C – Estádio Municipal de Lauro de Freitas: Itaberaba-BA, Rebaño Chivas-MEX, Santa Rita de Cássia-BA, Seleção de Lauro de Freitas-BA e SSA-BA
Grupo D – CT do Bahia: Dias D’Ávila: Atlântico-BA, Atlético-MG, Bahia, Catu-BA e Eunápolis-BA
Grupo E – Estádio de Itinga: Camaçariense-BA, Ceará-CE, Iramaia-BA, Itapicuru-BA e Jacuipense-BA
Grupo F – Vila Canária: Cruzeiro-MG, Guanambi-BA, Santos-SP, Senhor do Bonfim-BA e Ypiranga-BA
Grupo G – Estádio Municipal de Cachoeira: Catuense-BA, Irecê-BA, Leônico-BA, Paratinga-BA e Seleção de Cachoeira-BA
Grupo H – CT do Vitória: Club Desportivo-EQU, Goiás-GO, Itagibá-BA, Ribeira do Pombal-BA e Vitória

Continue Lendo

Mundial de Clubes

Fluminense vence a Inter de Milão e avança às quartas da Copa do Mundo de Clubes

Cano marca no jogo 200 e Tricolor supera pressão italiana para seguir vivo no torneio

Publicado

em

O Fluminense está nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes após vencer a Inter de Milão por 2 a 0, nesta segunda-feira (30), em Charlotte. Em noite histórica para Germán Cano, que completou 200 partidas com a camisa tricolor, o atacante argentino abriu o placar logo aos dois minutos. Nos acréscimos, Hércules decretou a vitória e a classificação. O time de Renato Gaúcho agora aguarda o vencedor do confronto entre Manchester City e Al-Hilal.

O início tricolor foi arrasador. Arias escapou pela direita e cruzou rasteiro — a bola desviou em Bastoni e sobrou para Cano, que mostrou faro de gol mais uma vez. O Fluminense manteve o controle durante o primeiro tempo e chegou a ampliar com Ignácio, mas o gol foi anulado por impedimento. A Inter reagiu, principalmente com jogadas em profundidade. Dimarco obrigou Fábio a uma grande defesa, e Mkhitaryan protagonizou uma discussão com Renato Gaúcho antes do intervalo.

No segundo tempo, o Fluminense teve nova chance com Cano, que parou em Sommer. A resposta italiana veio com força: Lautaro Martínez teve três oportunidades claras e De Vrij desperdiçou uma chance incrível na pequena área. Mas foi o Tricolor que matou o jogo. Já nos acréscimos, Hércules aproveitou sobra na entrada da área e bateu de esquerda para garantir o 2 a 0, diante de um adversário tecnicamente superior, mas pouco inspirado.

A atuação do Fluminense foi inoecável e o tricolor agora fica de olho em outro gigante do futebol mundial: o Manchester City, que enfrenta o Al-Hilal para definjr o adversário do tricolor das Laranjeiras nas quartas de final.

Continue Lendo

Mais lidas