Conecte-se com nossas redes

No tatame

Karateca baiana inspira dentro e fora dos tatames com projeto social

Campeã mundial Lorena Viana já beneficiou mais de 250 pessoas por meio de iniciativa

Publicado

em

Conhecida como a karateca mais jovem da Bahia a alcançar o V Dan, Lorena Viana decidiu, em 2024, dar uma pausa nas competições para se dedicar integralmente ao papel de professora. Agora, seu foco está na formação de novos atletas e no desenvolvimento social por meio do karatê.  

Atualmente Lorena tem 34 anos, mas a sua relação com o esporte começou cedo. Aos 3 anos de idade, ela optou pelo karatê em vez do balé, dando início a uma trajetória de sucesso. Ao longo de sua carreira, acumulou títulos expressivos, incluindo Campeã Mundial, Campeã Pan-Americana, vice-campeã Mercosul, 27 vezes Campeã Norte-Nordeste, 27 vezes Campeã Baiana e tri-campeã Brasileira. Seu desempenho notável rendeu prêmios como 4 vezes Melhor Atleta da Bahia e Bi-Campeã “The Best of The Best”* nas modalidades Kata e Kumite.  

Entretanto, o caminho até o topo não foi fácil. A faixa preta enfrentou desafios como o preconceito por ser mulher, além da falta de patrocínio e da subvalorização do karatê no cenário esportivo nacional. Apesar das adversidades, ela manteve sua paixão pelo esporte e encontrou no ensino uma nova forma de retribuir o que aprendeu. Como examinadora, função que exige experiência e excelência técnica, Lorena trocou, em novembro, a tradicional calça branca pela preta em cerimônias importantes da modalidade.  

À frente da Associação LVG Karatê Clube e como integrante do corpo técnico da Federação Baiana de Karatê Interestilos (FBKI), a professora tem se dedicado ao projeto  que utiliza o karatê como ferramenta de educação, inclusão e transformação social. Com sede em um espaço alugado no bairro da Liberdade, em Salvador, a associação atende crianças, jovens e idosos, promovendo valores como disciplina, respeito e superação.  

Na última competição, realizada em Natal, quatro alunos da associação conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze, inclusive em equipe. Fora esse feito, Lorena também comemora a convocação da equipe feminina de 13 a 14 anos pelo presidente da Confederação Brasileira de Karatê, que representará o Brasil no Campeonato Pan-Americano no Chile.

“Minha missão agora é ampliar esse legado. Em 2025, quero fortalecer ainda mais os projetos sociais e continuar formando atletas, mas, acima de tudo, cidadãos comprometidos com o futuro. O karatê transformou minha vida, e quero que ele faça o mesmo por outras pessoas”, destaca Lorena.  

Mesmo sem descartar um possível retorno às competições, Lorena segue focada no trabalho social e no desenvolvimento de novos talentos. Na próxima quarta-feira (18), ela promoverá, junto aos pais, alunos e convidados, a ”Noite de Premiação LVG”, evento que celebrará os melhores do ano. A noite promete ser marcada por emoção e reconhecimento, refletindo a maior vitória da atleta fora dos tatames: transformar vidas e inspirar novas gerações a acreditarem no poder do esporte.

Foto | Divulgação

No pódio

Bahia conquista 31 medalhas na Copa Regional Nordeste de Taekwondo

Delegação estadual viajou para competição em João Pessoa com 44 atletas

Publicado

em

A Bahia brilhou com 31 medalhas conquistadas na Copa Regional Nordeste de Taekwondo 2025, que terminou no domingo (6), em João Pessoa, na Paraíba. Para alcançar os 12 ouros, 5 pratas e 14 bronzes, a delegação baiana viajou com transporte concedido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O presidente da Federação Esportiva Baiana de Taekwondo (Febt), Márcio Mascarenhas, celebra o resultado do estado na competição. “A Bahia tem tido resultados excelentes na Copa Regional e este ano não foi diferente. Este evento vale pontos importantes para o ranking nacional e é de suma importância para o avanço dos atletas nas competições nacionais. Sem o ônibus cedido pela Sudesb, não conseguiríamos esse feito”, comenta.

O torneio valeu 10 pontos para o ranking nacional. Por isso, foi organizado um esquema de transporte que passou por Iguaí, Ilhéus, Uruçuca e Lauro de Freitas, antes de rumar para João Pessoa. Ao todo, a Bahia levou uma delegação de 44 atletas que brilharam no evento regional.

Continue Lendo

No tatame

Super Etapa de Judô movimenta Jequié com mais de 670 atletas

Competição estadual reúne atletas de 30 cidades neste fim de semana

Publicado

em

A cidade de Jequié recebe, neste final de semana, a Super Etapa de Judô, que reúne 675 atletas de 43 clubes de 30 municípios baianos, no ginásio da Uesb. A competição faz parte do Tour do Judô, com apoio da Sudesb e da Federação Baiana de Judô – Febaju, e termina neste domingo (15) com um treinamento de campo entre atletas e professores.

Além da disputa entre categorias que vão do sub-11 ao sênior, o evento valoriza a inclusão de atletas com deficiência (PCDs) e homenageia o técnico local Genivaldo Farias.

Entre os destaques está o grupo do Projeto Núcleos de Esportes de Lutas e Combate, que conta com seis atletas de Salvador. Um deles é Alex Barbosa, de 45 anos, vice-campeão sul-americano, que começou a competir há pouco mais de um ano com apoio do projeto.

Com entrada gratuita e clima de integração, a etapa reforça o papel do esporte como ferramenta de inclusão, superação e cidadania.

Continue Lendo

No tatame

Alliance Jiu Jitsu Ondina completa seu primeiro aniversário

Publicado

em

Por

Reconhecida como uma potência global no Jiu Jitsu, a Alliance Jiu Jitsu chega ao seu primeiro ano. Localizada no bairro de Ondina, na capital baiana, a escola tem conquistado alunos e atraído amantes do esporte pelo prestígio de quem coleciona títulos e transforma vidas através do esporte.

Instalada no pavimento superior do Ondina Apart Hotel, a escola oferece estrutura de alto padrão, com segurança, estacionamento privativo e um mix de lojas que garantem conforto e comodidade. Sua localização estratégica atende com facilidade os moradores da Graça, Corredor da Vitória, Campo Grande, Horto Florestal, Rio Vermelho e Ondina.

A metodologia Alliance é considerada a melhor do mundo, com 14 títulos mundiais no masculino, 10 no feminino e 4 no juvenil, números que traduzem o sucesso de uma metodologia única e aplicada em mais de 300 escolas espalhadas por 30 países, com mais de 30.000 alunos. A Alliance é dividida por níveis e faixas etárias, respeitando o desenvolvimento e a segurança de cada aluno. As turmas infantis são separadas da seguinte forma: Baby Eagles (3 a 4 anos), Little Eagles (5 a 6 anos), Eagles Warriors (7 a 11 anos), Juvenil (12 a 16 anos).Para os adultos, os treinos seguem os níveis Fundamental (para iniciantes), Feminino (exclusivo), Intermediário, Avançado e Competição.

“Cada aluno é introduzido gradualmente ao universo do Jiu Jitsu, sendo preparado para progredir com confiança e segurança. Antes de ingressar nas aulas coletivas, todos participam de uma aula introdutória particular gratuita, com a possibilidade de realizar mais aulas individuais, garantindo que o primeiro contato com a arte suave seja positivo, acolhedor e motivador”, explica Leonardo Medeiros professor e gestor da escola.

“Mais que uma arte marcial, o Jiu Jitsu Brasileiro é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal. Ele contribui para o aumento da autoconfiança, controle da ansiedade, redução do estresse e oferece uma defesa pessoal eficiente e inteligente, cujo princípio é preservar a integridade do praticante”, completa.

Continue Lendo

Mais lidas