Conecte-se com nossas redes

Na saúde

Aprenda a utilizar o mel como combustível para o treino

Alimento garante energia e traz saciedade para alavancar o desempenho durante as práticas esportivas

Publicado

em

Para começar o treino do dia é comum a preocupação com o horário, roupa adequada para ventilação e conforto, e tênis apropriado para gerar estabilidade e segurança. Com a rotina atarefada, a alimentação pré-treino pode acabar ficando em segundo plano, contudo, é importante lembrar que praticar um esporte com a sensação de fome pode gerar diversos prejuízos à saúde, como a sensação de fraqueza, fadiga, tontura e náuseas.

De acordo com estudos científicos, isso acontece devido à baixa disponibilidade de glicogênio no organismo, assim, é fundamental priorizar opções que possam promover energia durante o treino, além de garantir a saciedade. Para isso, os carboidratos como frutas, vegetais, cereais integrais, pães e massas são alternativas interessantes do ponto de vista nutricional, além das proteínas como carnes magras, ovos, laticínios (iogurte, leite, queijo cottage) e legumes.

Para uma performance de qualidade, o mel pode ser um combustível, desde que utilizado com moderação. De acordo com o engenheiro de alimentos e CEO da Baldoni, Daniel Cavalcante, o alimento é composto por açúcares naturais produzidos pelas abelhas a partir do néctar das flores. “A sua fórmula contempla monossacarídeos, como glicose e frutose, sendo rico em proteínas, aminoácidos, ácidos orgânicos e outras substâncias como maltose e oligossacarídeos. O mel beneficia o sistema digestivo, facilita a qualidade do sono, contribui para o controle da gordura e do colesterol, alivia a dor de garganta e a tosse, equilibra a saúde do intestino, coopera com as defesas do organismo facilitando a cicatrização e desenvolve a saúde cognitiva, sendo um excelente aliado não só para quem pratica atividades de alta intensidade, mas para todo indivíduo. Vale lembrar que o alimento é indicado para consumo somente a partir dos dois anos de idade”, destaca.

Levando em conta o bem-estar do consumidor que cada vez mais se interessa por um estilo de vida equilibrado, Cavalcante relembra que o mel também é indicado como substituto do açúcar. “O açúcar refinado em excesso, de acordo com estudo publicado na revista The BMJ, conceituado periódico médico com diversos artigos sobre saúde, está associado a pelo menos 45 problemas de saúde. Por isso, uma alternativa mais assertiva é substituir o ingrediente pelo mel ao adoçar bebidas ou sobremesas. Uma única colher de chá de mel é suficiente para adoçar na medida e ainda agregar vitaminas e minerais importantes para a saúde”, recomenda.

Plano de ação para garantir o sucesso nos treinos

– Paneje sua rotina: a falta de tempo é um dos principais obstáculos na atualidade, assim, vale preparar o cardápio da semana antes dos treinos, se possível antecipando tarefas como deixar a salada lavada, as frutas já picadas e o mel Baldoni sobre a mesa. Apenas um fio de mel é capaz de promover ganhos a saúde, quando combinado com iogurte e frutas, por exemplo, abastecendo o organismo e preparando-o ainda mais para o gasto de energia que estará por vir.

– Priorize o seu sono: prefira uma alimentação mais leve antes de dormir, evite também o excesso de telas, preparando o ambiente para uma noite de sono tranquila e reparadora que poderá influenciar o seu desempenho durante o treino do dia seguinte.

– Hidrate-se: além da alimentação e do sono, a hidratação não deve ser esquecida. O ideal é calcular o seu peso x 35ml para chegar à quantidade de água mínima a ser ingerida diariamente.

Vale lembrar que o pós-treino também é fundamental. Para a recuperação muscular, estudos científicos recomendam carboidratos de rápida absorção como glicose e frutose. Nesse contexto, o mel também pode ser utilizado de forma estratégica. Considere, ainda, a realização de 150 a 300 minutos de atividade física moderada (para adultos semanalmente) ou entre 75 e 150 minutos de atividade física intensa, duração recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Na saúde

Metade dos brasileiros não pratica esportes, revela pesquisa

Estudo aponta futebol como modalidade favorita e destaca barreiras socioculturais para a atividade física, sobretudo entre mulheres

Publicado

em

Por

Uma pesquisa nacional conduzida pela Brazil Panels, em parceria com a Agência Conexão Vasques, revelou um dado preocupante sobre os hábitos esportivos da população: 50,2% dos brasileiros não praticam nenhum tipo de atividade física. O índice de inatividade é ainda mais expressivo entre as mulheres, que representam 70% desse grupo.

De acordo com Claudio Vasques, CEO da Brazil Panels, fatores socioculturais e econômicos são as principais barreiras que dificultam a adesão ao esporte. “Precisamos de iniciativas que incentivem a prática esportiva e ampliem o acesso para todas as camadas da população, especialmente as mulheres”, afirmou.

Entre os que se exercitam, o futebol segue como o esporte mais popular, escolhido por 25,6% da população. Em seguida aparecem musculação (17,4%), dança (15,6%), corrida (10,5%), natação (5,6%), vôlei (4,9%) e ciclismo (4,8%).

A pesquisa também revelou diferenças entre os gêneros. As mulheres preferem dança (27,1%), musculação (23,4%) e corrida (12,4%), enquanto os homens têm no futebol (46,9%) a escolha dominante, seguido por musculação (10,7%) e corrida (8,3%).

Além das práticas habituais, há um crescente interesse por novas modalidades. Artes marciais, crossfit, tênis, esgrima, canoagem, surfe e hipismo estão entre os esportes que os brasileiros gostariam de experimentar. O squash, que estreará nos Jogos Olímpicos de 2028, também aparece como tendência emergente.

O estudo, realizado entre os dias 8 e 28 de janeiro de 2025, ouviu 1.646 pessoas de diversas regiões do país, garantindo um panorama amplo e representativo dos hábitos esportivos nacionais. Os números reforçam um alerta: o Brasil ainda precisa evoluir muito na promoção do esporte como ferramenta de saúde e bem-estar.

Continue Lendo

Na saúde

Pesquisa mostra os melhores exercícios para começar a se movimentar

Publicado

em

Por

Mesmo com tantos estudos mostrando os benefícios da prática de exercícios, para algumas pessoas é muito difícil iniciar. Há quem não encontre tempo para praticá-los, ou ainda, quem considere que já passou da idade para chamar uma atividade de sua. “A atividade física reduz o estresse e sintomas de ansiedade, melhora a qualidade do sono e a aprendizagem, reduz sintomas depressivos, previne e diminui a mortalidade por doenças crônicas, como pressão alta e diabetes, melhora a força, equilíbrio e flexibilidade, proporciona a socialização e a convivência”, explica Luiz Evandro, Diretor Técnico da Rede Alpha Fitness.

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, elaborou uma lista de atividades que trazem benefícios imediatos para qualquer tipo de pessoa. Sem importar a idade ou o nível de condicionamento físico. De acordo com o estudo, as atividades mais recomendadas, que ajudam a manter o peso sob controle, melhoram o equilíbrio e fortalecem o corpo são: natação, Tai Chi Chuan, musculação, caminhada e alongamento de quadril.

A natação é uma atividade completa. Além de queimar calorias e fortalecer a musculatura, manter o corpo flutuando na água alivia a tensão nas articulações, o que contribui para aumentar a mobilidade. “A natação é ótima para indivíduos com artrite porque exige menor sustentação de peso”, explica o professor da Rede Alpha Fitness. Para quem quer uma opção ainda mais leve, mas que traga benefícios semelhantes, a hidroginástica também é recomendada. O Tai Chi Chuan, arte marcial chinesa que combina movimento e meditação, é composto por uma série de movimentos que evoluem lentamente, indo dos níveis mais simples para os mais avançados, por isso é adequado para pessoas de todas as idades e com diferentes níveis de condicionamento físico.

A musculação é a prática de exercícios que tem como objetivo o fortalecimento e crescimento dos músculos. Ganho de massa muscular, melhora da densidade óssea e auxílio no controle do peso são alguns resultados dos exercícios. “Se você não usar os músculos, eles perderão a força com o tempo. Levantar pesos leves não faz os músculos crescerem absurdamente, mas os mantém e quanto mais músculos você tem, mais calorias você queima e mais saudável é”, completa Luiz Evandro. A caminhada é um exercício simples, mas poderoso. Ela ajuda a manter a forma, melhorar o controle do colesterol e diminuir os riscos de doenças cardíacas. Além disso, pode ser feito por qualquer pessoa, em qualquer lugar. E por fim, os exercícios de alongamento de quadril ajudam a manter a autonomia e fortalecem os músculos do assoalho pélvico, que sustentam a bexiga, impedindo o aparecimento de incontinências.

Continue Lendo

Na saúde

Exercícios isométricos podem fortalecer o coração

Prancha e agachamento na parede ganham destaque pelos benefícios à saúde cardiovascular

Publicado

em

Simples e acessíveis, os exercícios isométricos, como a prancha e o agachamento na parede, vêm ganhando espaço no universo fitness por seus impactos positivos na saúde do coração. Esses movimentos, que consistem em manter a contração muscular sem deslocamento, não apenas fortalecem o sistema cardiovascular, mas também melhoram a circulação sanguínea e ajudam a controlar a pressão arterial.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atividades físicas regulares podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares em até 30%, e os exercícios isométricos se destacam por serem práticos e eficientes. Para o professor de Educação Física Guilherme Duarte, da Rede Alpha Fitness, essas práticas são ideais até mesmo para quem tem pouco tempo. “A prancha, por exemplo, fortalece o core, melhora a postura e beneficia o sistema cardiovascular. Apesar de serem exercícios simples, é fundamental a orientação de um profissional para evitar lesões e garantir resultados.”

A recomendação é começar de forma gradual e respeitar os limites do corpo, especialmente para iniciantes. Mais do que uma tendência, os exercícios isométricos se mostram como uma ferramenta poderosa para cuidar do coração e da saúde em geral, provando que pequenas ações podem gerar grandes impactos.

Continue Lendo

Mais lidas