Conecte-se com nossas redes

Nas quadras

Basquete Baiano: Basquete Feminino encerra a Primeira edição do CBBB 2024/2025

Conheça os grandes campeões de todas as categorias

Publicado

em

Foi encerrada a primeira 1ª Edição do CBBB 2024/2025 com jogos exclusivos femininos com 04 times da capital e interior. Em uma disputa acirrada, o Master Bahia conquistou o título de campeão, superando NBC, que ficou com a segunda colocação na grande final do Campeonato de Basquete de Base da Bahia (CBBB) na categoria Feminino Adulto. O IEM – Instituto Edu Mariano completou o pódio, garantindo a medalha de bronze.

Emocionada com a conquista, a capitã do Bahia Master, Gabriele Hayne, destacou que há muito tempo não via tantas meninas jogando Basquete. “É muito gratificante ver renovação no basquete feminino. Que venham outros campeonatos e que o basquete feminino cresça e se fortaleça em nosso estado”, disse. A jovem destacou também a união, entrega, superação e companheirismo do time que conquistou o título de campeão Categoria Adulto Feminino.

MVP da categoria Sub 16, Lucas Cordeiro Affonso, também expressou sua alegria com a premiação. “Foi uma grande honra representar meu time, a EB – Escola de Basquete, na categoria Sub-16 e uma experiência inesquecível ser eleito o MVP e ainda o maior pontuador de 3 pontos. Quero agradecer à CBBB por organizar esse evento incrível, que ajuda a valorizar o basquete aqui na nossa região e dá a chance de jogar contra atletas de alto nível. Agradeço a minha equipe e especialmente ao meu treinador, Gustavo Aurino, que tem sido essencial na minha formação como atleta”, pontuou.

O organizador do CBBB, Paulo Henrique Pereira da Silva, fez um balanço positivo da competição e já lançou as próximas competições. “Queria agradecer a todas as equipes que participaram da Primeira Edição da competição. Iniciamos dia 08 de fevereiro o 1º Campionship 3X3. Urbano e inovador, o 3X3 se inspirou em diversas formas de Basquete de rua praticadas em todo mundo e é considerado o esporte urbano número 1 do planeta”, ressaltou.

O CBBB terá sua segunda edição prevista para iniciar em abril, com disputas emocionantes até novembro de 2025. Às inscrições serão abertas em março e todas as categorias de Base estarão representadas.

 – Resultados completos e destaques da competição:

Campeão Sub-14: NBB/CEPE
Vice-campeão Sub-14: ESCOLA DE BASQUETE
Terceiro lugar Sub-14: GCBCAP
Cestinha Sub-14:  ARTHUR NOGUEIRA – IEM
MVP Sub-14: MATHEUS MAGALHAES – IEM

Campeão Sub-16: NBB/CEPE
Vice-campeão Sub-16: GCBCAP
Terceiro lugar Sub-16: ESCOLA DE BASQUETE
Cestinha Sub-16: HEITOR CARDOSO – IEM
MVP Sub-16:  LUCAS AFONSO – ESCOLA DE BASQUETE

Campeão Sub-18: ILHEÚS BASQUETEBOL
Vice-campeão Sub-18: NBB/CEPE
Terceiro lugar Sub-18: IEM – Instituto Edu Mariano
Cestinha Sub-18: Deivilin Ribeiro (GCBCAP) – 163 pontos
MVP Sub-18: João Silva (Ilhéus Basquetebol)

Campeão Sub-20: GCBCAP
Vice-campeão Sub-20: IEM – Instituto Edu Mariano
Terceiro lugar Sub-20: NBB/ CEPE
Cestinha Sub-20: DEISON SILVA – IEM
MVP Sub-20: JOÃO SANTOS – NBB/CEPE

Campeão Sub-23: IEM – Instituto Edu Mariano
Vice-campeão Sub-23:  GCBCAP
Terceiro lugar Sub-23: ABS/SIMÕES FILHO
Cestinha Sub-23: GABRIEL MARIANO – IEM
MVP Sub-23: GABRIEL MARIANO – IEM

Campeão FEMINIMO Adulto:  MASTER NAHIA
Vice-campeão FEMINIMO Adulto: NBC
Terceiro lugar FEMINIMO Adulto: IEM – Instituto Edu Mariano

Próximos Campeonatos (datas e horários sujeitos à alteração):

1º Campionship 3X3 CBBB

Data: 08 a 16/02/2025 (jogos sábado e domingo)

Categorias: Sub 14, Sub16, sub 18, sub20, sub 23 e adulto

Feminino e Masculino

Fotos: Jhon Xavier

Nas quadras

Talentos baianos do tênis disputam torneios internacionais no Sul e Sudeste

Gabriela Bettoni e Victor Rocha representam o estado em competições de alto nível

Publicado

em

Por

O tênis baiano segue ganhando destaque no cenário internacional. Gabriela Bettoni e Victor Rocha, duas das principais promessas da modalidade no estado, iniciaram uma sequência de torneios importantes no Sul e Sudeste do Brasil. Com apoio do programa FazAtleta, ambos disputam competições da International Tennis Federation (ITF) e da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat), enfrentando atletas de alto nível e buscando pontos preciosos para os rankings juvenil e sul-americano.

A jornada começou no Brasil Juniors Cup, torneio tradicional com 42 edições, que acontece no Rio Grande do Sul até o dia 23 de fevereiro. Na sequência, os baianos competem no Banana Bowl, uma das competições juvenis mais prestigiadas do mundo, com disputas em São Paulo e Santa Catarina. Victor, que foi vice-campeão de simples e campeão de duplas no Bahia Juniors Cup 2024, tem como objetivo garantir pontos para competir em torneios europeus e profissionais. Já Gabriela, que brilhou na Gira Sul-Americana Cosat e ocupa a 12ª posição no ranking da categoria 14 anos, busca classificação para a Copa Cosat, única competição do continente realizada em quadras de grama.

Além do talento e dedicação, os jovens tenistas destacam a importância do apoio que recebem. “Estou muito feliz pela oportunidade de disputar esses torneios e agradeço todo suporte que tenho”, afirmou Gabriela. Victor, por sua vez, ressaltou que competir em casa é uma experiência única. A presença dos dois em eventos desse porte reforça o crescimento do tênis na Bahia e a projeção dos atletas locais no cenário internacional.

Continue Lendo

Nas quadras

Bahia estreia no basquete 3×3 com título jogando em casa

Tricolor vence o Superfour e já deixa sua marca na nova modalidade olímpica

Publicado

em

Por

O Esporte Clube Bahia não precisou de muito tempo para conquistar seu primeiro troféu no basquete 3×3. Apenas 48 horas após o lançamento oficial da equipe, o Tricolor sagrou-se campeão do Superfour, torneio quadrangular que contou com a participação do Vitória, Botafogo e PSG, neste domingo.

Além do título inédito, o clube ainda brilhou na primeira etapa do Campeonato Baiano da modalidade. Com dois times inscritos (a equipe foi dividida em duas, devido ao alto número de atletas) na disputa, o “EC Bahia” ficou com o vice-campeonato, enquanto o “Esquadrão” terminou na terceira colocação, garantindo dois lugares no pódio.

O sucesso imediato reforça o investimento do E. C. Bahia Associação em novas frentes esportivas e marca o início de uma trajetória no basquete 3×3, modalidade que cresce no cenário nacional e já faz parte do programa olímpico.

Continue Lendo

Nas quadras

Tenista brasileiro é o mais jovem no top 100 desde Alcaraz e quebra recorde

Publicado

em

Por

João Fonseca subiu 13 posições no ranking da ATP e entrou no Top 100 do mundo, se tornando o brasileiro mais novo na história a aparecer na elite do tênis. Ele superou Cassio Mota, que entrou no Top 100 aos 19 anos, em 1979. A vitória sobre o número 9 Andrey Rublev, no Australian Open, fez o tenista ganhar mais pontos e entrar no Top 100.

Fonseca também é o segundo sul-americano mais jovem a “quebrar” o ranking neste século, ficando atrás do argentino Juan Martin del Potro, que tinha 18 anos e 16 dias de vida quando entrou no top 100. O brasileiro tem 18 anos, cinco meses e seis dias de vida.

Foto | Divulgação – Australian Open

Continue Lendo

Mais lidas