Escolher o exercício físico ideal pode parecer complicado, mas a resposta pode estar mais perto do que se imagina: subir escadas. Um estudo da Universidade de Umeå, na Suécia, apontou que a prática melhora não apenas a saúde cardiovascular e a força muscular, como também a flexibilidade mental e a criatividade em adultos.
A boa notícia é que não é preciso correr ou exagerar. Segundo os pesquisadores, cerca de 50 degraus por dia já trazem benefícios significativos. Para iniciantes, basta caminhar um lance de cada vez, descansando entre as séries. Já corredores experientes podem incluir as escadas em seus treinos, acelerando o ritmo ou subindo de dois em dois degraus.
Um exemplo de adepto é o médico (e maratonista) Drauzio Varella, de 82 anos. Em entrevista à Runner’s World, ele contou que sobe os 16 andares do prédio duas vezes por semana, repetindo o percurso entre oito e dez vezes. Ele sobe pelas escadas e desce pelo elevador, onde aproveita para se alongar.
“É puxado, mas me dá um fôlego danado e com certeza me ajuda a correr melhor”
O exercício, além de simples, pode ser feito em qualquer lugar. No prédio de casa ou do trabalho, trocar o elevador pelas escadas representa um treino acessível e eficaz. Os resultados vão desde a queima de calorias até o fortalecimento de músculos usados em movimentos como agachamentos e afundos. O hábito de subir escada pode ser um aliado estratégico para quem busca saúde, desempenho e praticidade. Afinal, o desafio começa no próximo degrau.