Conecte-se com nossas redes

No pódio

Atletas franceses compartilham péssimos estados das medalhas de Paris 2024

Nadadores ganharam bronze no revezamento

Publicado

em

Apenas quatro meses depois de receberem as medalhas de bronze no revezamento 4×100 medley, os nadadores franceses Clément Secchi e Yohann Ndoye compartilharam nas redes sociais a deterioração sofrida.

Clément postou com a legenda: “pele de crocodilo”. Já Yohann foi mais irônico ao colocar “Paris 1924” na legenda.

A péssima qualidade das medalhas de bronze já tinha sido revelada ainda em setembro. O skatista americano Nyjah Huston, terceiro colocado na prova de skate street, tinha alertado para a danificação da medalha.

“As medalhas olímpicas são bonitas quando estão novas, mas depois de ficar em contato com a pele, com um pouco de suor e deixar meus amigos usarem no fim de semana elas aparentemente não tem tanta qualidade quanto você pensa”, disse o americano.

No pódio

Boxe baiano vence Brasileiro Elite e conquista seis ouros

Delegação baiana celebra força da base, técnica e apoio estadual

Publicado

em

A Bahia mostrou mais uma vez por que é o maior celeiro do boxe no Brasil. A delegação baiana conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Boxe Elite Masculino e Feminino 2025, realizado em Foz do Iguaçu (PR), ao somar seis medalhas de ouro e duas de prata. A façanha se tornou ainda mais simbólica pela forma como foi construída: virando a pontuação sobre São Paulo na reta final e vencendo confrontos diretos decisivos.

O título só foi possível porque a Bahia venceu três confrontos diretos contra os paulistas: Bárbara Santos superou Braga Queila (-70kg), Kaian Reis venceu Thauan Silva (-70kg) e Joel Silva bateu Abner Junior (+90kg). Cada vitória valeu três pontos — e impediu a pontuação adversária.

Além dos três nomes citados, também subiram ao lugar mais alto do pódio Tatiana Chagas (-54kg), Viviane Pereira (-75kg) e Samuel Rosa (-65kg). O destaque olímpico Keno Marley ficou com a prata, assim como Haziel Santos, que não pôde disputar a final por conta de uma fratura na mão.

O feito também foi viabilizado por políticas públicas e apoio estruturado. Onze atletas viajaram com passagens aéreas concedidas pela Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), autarquia vinculada à Setre (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte). Além disso, nomes como Kaian, Joel, Tatiana, Haziel, Bárbara, Viviane e Keno são beneficiários dos programas FazAtleta e Bolsa Esporte.

A próxima parada dos atletas será em julho, no Brasileiro Juvenil e Cadete. Até lá, a Bahia segue treinando forte e mostrando que, no boxe, continua dando as cartas — ou melhor, os golpes certeiros.

Continue Lendo

No pódio

Carol Sousa coloca o kickboxing baiano no topo da América Latina

Atleta disputa outras duas competições internacionais em maio

Publicado

em

O kickboxing da Bahia tem um novo nome de destaque no cenário internacional: Carol Sousa. A atleta nascida em Salvador e patrocinada pela Petrobahia via programa FazAtleta, conquistou o título do WGP Kickboxing 79, evento considerado o mais importante da América Latina na modalidade. A vitória foi conquistada diante da brasiliense Eduarda Guimarães, na categoria até 64kg, em duelo realizado em Brasília.

Com o resultado, Carol soma pontos no ranking profissional da World Association of Kickboxing Organizations (WAKO), uma das entidades mais respeitadas do mundo das lutas.

“Desde que comecei, sempre acompanhei o WGP e sonhava em lutar nesse palco. É uma vitrine para quem quer chegar ao MMA ou alcançar grandes feitos no kickboxing”

Ainda neste mês de maio, ela representa o Brasil na European Cup em Zagreb, na Croácia, e na 10ª edição da Turkish World Cup, em Istambul, na Turquia. Em agosto, encara um dos maiores desafios da carreira: a participação no World Games, em Chengdu, na China — competição reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional. A vaga foi conquistada com méritos no Pan-Americano de Santiago, no Chile, ao superar adversárias de todo o continente.

Continue Lendo

Nas águas

Gabriel Porto é ouro na paracanoagem e garante vaga no Mundial

Atleta baiano conquista título na Copa Brasil e agora projeta sequência internacional

Publicado

em

A nova geração da canoagem baiana segue fazendo bonito nas águas do Brasil — e agora também do mundo. Gabriel Porto, de 21 anos, é o nome da vez e o cara é “barril dobrado”. Paratleta nascido em Itacaré e beneficiado pelo Bolsa Esporte do Governo da Bahia, ele conquistou, no fim de abril, a medalha de ouro na II Etapa da Copa Brasil de Paracanoagem 2025, realizada em Siqueira Campos, no Paraná.

O título na categoria KL3 200m também garante vaga no Campeonato Mundial da modalidade, que será disputado em agosto do próximo ano, em Milão, na Itália. Antes disso, ele encara outro grande desafio: a Copa do Mundo de Paracanoagem, entre os dias 22 e 25 de maio, em Poznan, na Polônia.

“A conquista foi um sentimento único. Quando o resultado chega, tudo vale a pena”

Gabriel representa a Associação de Canoagem de Itacaré e é fruto direto do projeto “Remando em Águas Baianas”, iniciativa que une a Federação Baiana de Canoagem (Febac), a Sudesb e a Setre. O atleta já é campeão brasileiro e bicampeão sul-americano — uma trajetória que, apesar da pouca idade, fala alto.

Continue Lendo

Mais lidas