Conecte-se com nossas redes

Nas ruas

Campeonato Brasileiro de Escalada 2024 chega à sua fase final

Evento reunirá os principais atletas da categoria Juvenil e contará com um número recorde de inscritos na modalidade de Paraescalada

Publicado

em

O Campeonato Brasileiro de Escalada será destaque neste final de semana no Parque Olímpico do Cajuru, em Curitiba. Nos dias 7 e 8 de dezembro, o Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva sediará os eventos finais da temporada 2024, com competições nas modalidades Guiada Juvenil e Paraescalada. 

O evento reunirá jovens atletas de todo o país, com 73 competidores distribuídos em 4 categorias. Entre os destaques, a categoria Sub-20 Geral Masculino contará com 32 inscritos. Além disso, por ser o último evento Juvenil do ano, a etapa fechará o ranking brasileiro e definirá a Seleção Brasileira Juvenil para 2025.

Estarão presentes em Curitiba, os melhores atletas da modalidade, incluindo diversos membros da Seleção Brasileira, que representaram o país no Campeonato Mundial Juvenil de Escalada, realizado em Guiyang, China. Entre os participantes confirmados, os atletas locais Luís Guilherme Ziolkowski e Raul de Morais estarão competindo para garantir suas vagas no time de 2025.

O campeonato seguirá as diretrizes da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), com qualificatórias no formato do Campeonato Mundial. A estrutura busca preparar os principais atletas brasileiros para competições internacionais.

Paraescalada em crescimento

A categoria Paraescalada registrou um recorde de inscrições, com 18 atletas confirmados. Eles competirão divididos em categorias esportivas, determinadas de acordo com o tipo de deficiência: deficiência visual (B1, B2, B3), amputação ou comprometimento de membros superiores (AU2, AU3) ou inferiores (AL1, AL2), além de comprometimentos relacionados à força, alcance ou coordenação (RP1, RP2, RP3). Os níveis são definidos de acordo com o grau de comprometimento funcional, sendo o nível 1 o de maior comprometimento e o nível 3 o de menor comprometimento.

Com a inclusão da Paraescalada nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles, a CBEscalada adotará a convocação anual da Seleção Brasileira de Paraescalada. As disputas do Campeonato Brasileiro serão a principal referência para a convocação do time, que se dará através de critérios de análise técnica. Dessa forma, as performances na competição deste fim de semana serão fundamentais para a formação da Seleção Brasileira de Paraescalada 2025.

Entre os destaques confirmados na Paraescalada estão o carioca Igor Mesquita, medalhista de bronze na etapa da Copa do Mundo de Paraescalada em Salt Lake City, e Diogo Ratacheski, ex-campeão brasileiro de escalada, que tornou-se paraplégico após um acidente de carro aos 24 anos. 

A modalidade Guiada

A escalada guiada é uma das três modalidades da escalada esportiva presente nos Jogos Olímpicos, fazendo parte da prova combinada Boulder & Guiada. É realizada em muros com até 15 metros de altura e os atletas utilizam uma corda para proteção. O objetivo é chegar o mais alto possível, superando os desafios que as rotas/vias montadas por especialistas oferecem.

Cada atleta conta com apenas uma tentativa na via, com o tempo máximo de 6 minutos. Ao escalar, deve passar a corda, em sequência, nas proteções fixadas na parede. O atleta que chegar mais alto na via ganha a competição. O score de Top, para quando o atleta passa a corda na última proteção da via, é o mais alto. Em casos de empates, o tempo pode ser usado para definir o vencedor. 

O principal desafio da modalidade é a resistência, pois são escaladas longas e difíceis.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nas ruas

Jeane Barreto vence em casa e comemora título da 21K Salvador

Corrida teve a participação de mais de 4,5 mil atletas

Publicado

em

Salvador viveu, no último domingo (27), uma manhã de suor, superação e celebração ao esporte com a estreia da 21K Salvador, corrida que reuniu mais de 4.500 atletas em três percursos (5K, 10K e 21K) e consagrou a baiana Jeane Barreto dos Santos como campeã da meia maratona feminina. A atleta de Santo Antônio de Jesus cravou 1h17min52s no percurso entre o Campo Grande e a Praia do Corsário — vitória com gosto de casa, mas também de resistência.

“Minha vida mudou muito com as corridas, e hoje não me vejo sem isso”

A vitória da baiana reafirma o poder transformador do esporte — não apenas como vitrine, mas como rota de cura, disciplina e pertencimento. Jeane, que também venceu a Corrida Sagrada em janeiro, já é nome conhecido entre as mulheres que estão reescrevendo a história do atletismo nacional a partir do Nordeste.

No masculino, a disputa foi acirrada até os metros finais entre o pernambucano Lucas Paulo Ferreira Barbosa e o veterano mineiro Giovani dos Santos, multicampeão nacional. Melhor para Lucas, que soube lidar com o clima úmido de Salvador e com a pressão dos favoritos estrangeiros, como o queniano Edward Wambua, que terminou em 5º lugar. “Mesmo com os quenianos, que trabalham em equipe, conseguimos ganhar. Vim pra vencer e consegui”, declarou, confiante, o campeão.

O evento contou com o patrocínio da Petrobahia, que reforçou o compromisso com o esporte como vetor de transformação. “Acreditamos no poder transformador do esporte, que, assim como os combustíveis, move e transforma vidas”, destacou Andreia Lucas, supervisora de marketing da empresa.

Continue Lendo

Nas ruas

Inscrições abertas para a Corrida Hiperideal na orla de Salvador

Prova será no dia 1º de junho, no Jardim Armação, com percursos de 5 km e 10 km, kit especial e after animado para os participantes

Publicado

em

Salvador vai ganhar mais um evento esportivo para chamar de seu. No dia 1º de junho, a capital baiana será palco da Corrida Hiperideal, prova que une atividade física, bem-estar e celebração em um só domingo. A largada será às 6h30, em frente à unidade do Hiperideal no Jardim Armação, com percursos de 5 km e 10 km para corredores de diferentes níveis de preparo físico.

Além do kit exclusivo para os inscritos, o destaque fica por conta do after animado, pensado para integrar os participantes e celebrar o esporte em clima de confraternização. Uma proposta que combina perfeitamente com o estilo de vida ativo e descontraído do público soteropolitano.

Quem é cliente do Clube Ideal ainda tem vantagem: R$10 de desconto na inscrição, que pode ser garantida ao informar o CPF no campo de cupom promocional, durante o processo de compra. As inscrições estão disponíveis pela página oficial do evento, com valores definidos por lotes, conforme a disponibilidade. A organização alerta que os preços podem ser alterados de acordo com a demanda e eventuais promoções.

Continue Lendo

Nas ruas

Corrida Salvador 10 Milhas celebra os 476 anos da cidade com esporte e inclusão

Evento reuniu atletas em percursos históricos, atraiu turistas e destacou impacto econômico das competições esportivas na capital baiana

Publicado

em

Salvador comemorou seus 476 anos neste domingo (30) com a sétima edição da corrida 10 Milhas, evento que já se consolidou no calendário esportivo da cidade. A prova contou com dois percursos inspirados em ícones da literatura brasileira: Jorge Amado (10 milhas – 16 km) e Zélia Gattai (5 milhas – 8 km), passando por cenários históricos como o Rio Vermelho, Comércio e Ponta do Humaitá.

Além da competição, os atletas foram embalados por atrações musicais distribuídas ao longo do trajeto, reforçando o caráter festivo da prova. O prefeito Bruno Reis, que participou do evento, destacou o impacto positivo da corrida.

É uma prova belíssima e um dos eventos que marcam o aniversário da cidade. Muitos corredores vêm de fora, fortalecendo nosso turismo e aquecendo a economia local”.

Um diferencial da Salvador 10 Milhas foi a participação de massoterapeutas cegos, que atenderam os corredores após a prova. O grupo, liderado pela enxadrista e massoterapeuta Cláudia Lima, é formado por 20 profissionais cegos ou com baixa visão, beneficiados pelo programa Bolsa Atleta da prefeitura:“É muito gratificante mostrar que a pessoa com deficiência é capaz de exercer sua função e proporcionar bem-estar aos atletas”, declarou Cláudia.

Continue Lendo

Mais lidas