Conecte-se com nossas redes

Na Natureza

Hipismo baiano se destaca com a conquista de pódios da Vila Hípica Verona no Campeonato Norte e Nordeste de Hipismo

Publicado

em

A Vila Hípica Verona (VHV) marcou presença no Campeonato Norte e Nordeste de Hipismo, realizado entre 15 e 17 de agosto, em Fortaleza, reforçando sua liderança no ranking regional. Na categoria Aspirantes, com saltos a 95cm, a amazona Beatriz Garcez brilhou, garantindo o primeiro lugar em dois dias consecutivos, montando VHV Carbacana Jmen no sábado e VHV Lady no domingo, além de conquistar também o segundo lugar com VHV Lady no sábado. Já no resultado geral do campeonato, a amazona Maitê Nóbrega trouxe o título de vice-campeã Norte Nordeste 2025 na categoria montando VHV Jordan.

Já a amazona e sócia da VHV, Paula Solano, conquistou o título de atual Campeã do Senior Especial Norte e Nordeste 2025, e acumulou pódios expressivos ao longo do campeonato. Com o cavalo VHV Willie REC La Maquina, foi campeã nas provas de salto a 1,25 metros, conquistando o terceiro lugar na disputadíssima Copa Bronze. O ainda jovem animal VHV Willie REC La Maquina de apenas recém feito 7 anos, está com Paula Solano desde o início da sua formação esportiva, mostrando o resultado do trabalho da amazona no desenvolvimento e formação de animais no esporte. 

Trabalho de destaque

Além da performance como atleta, Paula Solano se destaca pelo trabalho na formação e treinamento de cavalos jovens, conduzindo-os desde os primeiros saltos até a preparação para competições de alto nível. Trabalho demonstrado com os animais VHV Willie REC La Maquina e VHV Matisse TW – este último da jovem promessa em desenvolvimento e também amazona da VHV, Melissa Godinho, que conquistou o vice-campeonato Norte Nordeste da categoria 1,05m. 

“Esse campeonato foi especial não somente pelos pódios dos nossos alunos e pelo desempenho dos cavalos que estamos desenvolvendo, como também pela performance deles em pista, demonstrando solidez no aprendizado das técnicas e fortalecimento mental. Cada resultado é fruto de um processo longo, que envolve paciência, constância e respeito ao ritmo de cada atleta e cada animal. Treinar e formar jovens atletas e cavalos para que cheguem preparados às competições é uma das minhas maiores paixões. Seguimos firmes na liderança do ranking Norte e Nordeste e cada conquista reforça a força da nossa equipe”, afirmou Paula Solano.

Com esses resultados, a Vila Hípica Verona reafirma sua posição de destaque no hipismo do Norte e Nordeste. A equipe agora se prepara para a 4ª etapa do Circuito das Estrelas, que acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto, no Complexo Hípico Atlântico, em Aracaju (SE), em busca de novas vitórias.

Na Natureza

Baixio sedia 1ª edição do Troféu Baixio de Orientação

Competição é válida pela 2ª etapa do XXIII Campeonato Baiano de Orientação Sprint e Floresta

Publicado

em

Por

Consagrada como um verdadeiro refúgio do bem-viver, a Vila de Baixio, no litoral norte da Bahia, se transformará no palco de um dos eventos mais aguardados pelos atletas apaixonados por competições desafiadoras em meio à natureza. Nos dias 2 e 3 de agosto de 2025, acontece a 1ª edição do Troféu Baixio de Orientação, válido pela 2ª etapa do XXIII Campeonato Baiano de Orientação. 

A Corrida de Orientação é uma modalidade que desafia corpo e mente, testa a habilidade de navegação e tomada de decisão dos participantes. Com apenas um mapa e uma bússola, o competidor precisa encontrar os pontos de controle (locais específicos marcados no terreno) no menor tempo possível, exigindo sintonia total com a natureza para entender os contornos do terreno e fazer escolhas rápidas. 

Organizado pela Associação Desportiva Calangos do Sertão e pela Federação Baiana de Orientação (FBO), em parceria com a Prefeitura Municipal de Esplanada (por meio da Secretaria de Turismo e Esporte e Lazer) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), o Troféu Baixio de Orientação incluirá provas nas modalidades Sprint e Floresta. A primeira exigirá alta velocidade e precisão na leitura de mapas em ambientes complexos, enquanto a Floresta será uma prova de longa distância. Os tempos máximos estabelecidos são de 50 minutos para Sprint e 240 minutos para Floresta, seguindo as regras da Confederação Brasileira de Orientação (CBO). 

Cada participante traça seu próprio percurso e a rota vencedora será aquela feita em menor tempo e de melhor estratégia, sendo registrada no Sistema de Informação da Federação Internacional de Orientação, pelo Programa Helga Orienteering Software.

O Grupo Prima, como empresa apoiadora do evento, assegura condições especiais de hospedagem para os participantes. O Hotel Boutique & Spa Ponta de Inhambupe e a Pousada Aldeola, ambos do Grupo Prima e operados pela Slaviero Hotéis, oferecerão valores diferenciados, exclusivamente para os atletas, durante o período da competição. As reservas devem ser feitas pelo e-mail reservas@baixioturismo.com.br.

“Esta iniciativa reforça o compromisso do Grupo Prima com o esporte e o desenvolvimento da região de Baixio, garantindo uma experiência completa e inesquecível para todos os envolvidos”, afirmou Antonio Barretto Júnior, diretor do destino Baixio no Grupo Prima.
As inscrições para o evento têm prazo até 24 de julho de 2025 e devem ser realizadas pelo site oficial da FBO: https://www.fbo.esp.br/.

Continue Lendo

Na Natureza

Campeonato Baiano de Corrida de Aventura reúne mais de 120 atletas em Mucugê

Primeira etapa foi um sucesso e teve percurso de até 128 km

Publicado

em

Entre trilhas, rios e madrugadas geladas, a cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, foi palco no último fim de semana da 1ª Etapa do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura 2025, reunindo mais de 120 atletas de diversos estados do Nordeste. A prova marcou também a 14ª edição da Running Daventura, organizada pela Federação Baiana de Corrida de Aventura (FBCA) e com direção técnica da Gaia Sports.

Com percursos de 51 km (open) e 128 km (pro), o evento exigiu muito preparo físico: foi preciso resistência emocional, habilidade técnica e navegação com mapa e bússola, combinando trekking, mountain bike, canoagem e rapel em uma rota desafiadora pela Estrada Real da Bahia.

Principais desafios

Além da geografia naturalmente exigente da Chapada, os atletas enfrentaram um frio intenso de 8ºC durante a madrugada, aliado a uma chuva fina e persistente, que elevou o grau de dificuldade da prova — principalmente na categoria pro, voltada a competidores experientes. As condições adversas criaram um cenário épico de superação, que testou os limites até das equipes mais preparadas.

Na categoria open, dedicada aos iniciantes, o destaque foi a alta adesão e qualidade técnica, indicando o crescimento da modalidade no estado.

Um marco para a região

A corrida impulsionou o turismo e aqueceu a economia local, com apoio da Sudesb, do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura de Mucugê. Patrocinadores e apoiadores privados também contribuíram para a estrutura e divulgação do evento, que reforça a vocação da Chapada Diamantina para o esporte de aventura aliado à valorização histórica e ambiental, segundo Carolina Chagas, diretora da Running Daventura:

“Reforçamos o potencial da região para unir esporte, natureza, história e cultura em uma experiência única e desafiadora”.

Confira os campeões da 1ª etapa

Categoria pro – quarteto misto:
🥇 Vai se Lascar
🥈 Caatinga Sempre Viva
🥉 Terra de Santa Cruz

Categoria pro – dupla masculina:
🥇 Super Patos Origem
🥈 Fênix
🥉 Caatinga Açaí

Categoria pro – dupla mista:
🥇 Família X
🥈 Se Oriente
🥉 Pé de Serra

Categoria open – dupla masculina:
🥇 Insanos
🥈 Tridaventura
🥉 Calangos

Categoria open – dupla mista:
🥇 Maçayo Race
🥈 Cactus Adventure Sports
🥉 Insanos Guerreiros

Continue Lendo

Na Natureza

12º Desafio Mucugê fortalece turismo na Chapada Diamantina

Competição será realizada de 5 a 7 de setembro, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado

Publicado

em

Entre os dias 5 e 7 de setembro, a cidade de Mucugê será palco da 12ª edição do Desafio Mucugê de Mountain Bike, evento que já faz parte do calendário do turismo esportivo da Bahia. Com apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), a competição espera atrair 700 ciclistas de todo o país e movimentar cerca de 2,5 mil visitantes na região.

Disputado em meio às trilhas e estradas vicinais da Chapada, o Desafio não é apenas uma prova esportiva, mas também uma imersão em paisagens cinematográficas e no rico patrimônio cultural do município. “É um evento motivador, que consegue aliar esporte e turismo, trazendo também familiares e amigos dos atletas para viver experiências inesquecíveis”, afirma Welliton Camandaroba, da Alto Paraguaçu Eventos, organizadora do desafio.

Com largadas e chegadas em frente ao Cemitério Bizantino, cartão-postal da cidade, os percursos — de 35 km e 150 km — valem pontos para os campeonatos baiano e brasileiro de mountain bike, divididos em 19 categorias masculinas e femininas, com ampla faixa etária. Os atletas enfrentarão um terreno técnico, com subidas íngremes, trechos de cascalho, trilhas e belíssimos cenários naturais. O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destaca a força do evento na valorização de Mucugê.

“É um destino que une o patrimônio histórico, o enoturismo, belezas naturais e agora também o esporte de aventura como diferencial competitivo”.

Além do evento esportivo, os visitantes podem explorar atrações como o Museu Vivo do Garimpo, o projeto Sempre Viva, cachoeiras, rios e a tradição da Filarmônica 23 de Dezembro, que há mais de cem anos mantém viva a cultura musical local. As inscrições já estão abertas pelo site desafiomucuge.com.br.

Continue Lendo

Mais lidas