Conecte-se com nossas redes

Na Natureza

Baixio sedia 1ª edição do Troféu Baixio de Orientação

Competição é válida pela 2ª etapa do XXIII Campeonato Baiano de Orientação Sprint e Floresta

Publicado

em

Consagrada como um verdadeiro refúgio do bem-viver, a Vila de Baixio, no litoral norte da Bahia, se transformará no palco de um dos eventos mais aguardados pelos atletas apaixonados por competições desafiadoras em meio à natureza. Nos dias 2 e 3 de agosto de 2025, acontece a 1ª edição do Troféu Baixio de Orientação, válido pela 2ª etapa do XXIII Campeonato Baiano de Orientação. 

A Corrida de Orientação é uma modalidade que desafia corpo e mente, testa a habilidade de navegação e tomada de decisão dos participantes. Com apenas um mapa e uma bússola, o competidor precisa encontrar os pontos de controle (locais específicos marcados no terreno) no menor tempo possível, exigindo sintonia total com a natureza para entender os contornos do terreno e fazer escolhas rápidas. 

Organizado pela Associação Desportiva Calangos do Sertão e pela Federação Baiana de Orientação (FBO), em parceria com a Prefeitura Municipal de Esplanada (por meio da Secretaria de Turismo e Esporte e Lazer) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), o Troféu Baixio de Orientação incluirá provas nas modalidades Sprint e Floresta. A primeira exigirá alta velocidade e precisão na leitura de mapas em ambientes complexos, enquanto a Floresta será uma prova de longa distância. Os tempos máximos estabelecidos são de 50 minutos para Sprint e 240 minutos para Floresta, seguindo as regras da Confederação Brasileira de Orientação (CBO). 

Cada participante traça seu próprio percurso e a rota vencedora será aquela feita em menor tempo e de melhor estratégia, sendo registrada no Sistema de Informação da Federação Internacional de Orientação, pelo Programa Helga Orienteering Software.

O Grupo Prima, como empresa apoiadora do evento, assegura condições especiais de hospedagem para os participantes. O Hotel Boutique & Spa Ponta de Inhambupe e a Pousada Aldeola, ambos do Grupo Prima e operados pela Slaviero Hotéis, oferecerão valores diferenciados, exclusivamente para os atletas, durante o período da competição. As reservas devem ser feitas pelo e-mail reservas@baixioturismo.com.br.

“Esta iniciativa reforça o compromisso do Grupo Prima com o esporte e o desenvolvimento da região de Baixio, garantindo uma experiência completa e inesquecível para todos os envolvidos”, afirmou Antonio Barretto Júnior, diretor do destino Baixio no Grupo Prima.
As inscrições para o evento têm prazo até 24 de julho de 2025 e devem ser realizadas pelo site oficial da FBO: https://www.fbo.esp.br/.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Na Natureza

Campeonato Baiano de Corrida de Aventura reúne mais de 120 atletas em Mucugê

Primeira etapa foi um sucesso e teve percurso de até 128 km

Publicado

em

Entre trilhas, rios e madrugadas geladas, a cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, foi palco no último fim de semana da 1ª Etapa do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura 2025, reunindo mais de 120 atletas de diversos estados do Nordeste. A prova marcou também a 14ª edição da Running Daventura, organizada pela Federação Baiana de Corrida de Aventura (FBCA) e com direção técnica da Gaia Sports.

Com percursos de 51 km (open) e 128 km (pro), o evento exigiu muito preparo físico: foi preciso resistência emocional, habilidade técnica e navegação com mapa e bússola, combinando trekking, mountain bike, canoagem e rapel em uma rota desafiadora pela Estrada Real da Bahia.

Principais desafios

Além da geografia naturalmente exigente da Chapada, os atletas enfrentaram um frio intenso de 8ºC durante a madrugada, aliado a uma chuva fina e persistente, que elevou o grau de dificuldade da prova — principalmente na categoria pro, voltada a competidores experientes. As condições adversas criaram um cenário épico de superação, que testou os limites até das equipes mais preparadas.

Na categoria open, dedicada aos iniciantes, o destaque foi a alta adesão e qualidade técnica, indicando o crescimento da modalidade no estado.

Um marco para a região

A corrida impulsionou o turismo e aqueceu a economia local, com apoio da Sudesb, do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura de Mucugê. Patrocinadores e apoiadores privados também contribuíram para a estrutura e divulgação do evento, que reforça a vocação da Chapada Diamantina para o esporte de aventura aliado à valorização histórica e ambiental, segundo Carolina Chagas, diretora da Running Daventura:

“Reforçamos o potencial da região para unir esporte, natureza, história e cultura em uma experiência única e desafiadora”.

Confira os campeões da 1ª etapa

Categoria pro – quarteto misto:
🥇 Vai se Lascar
🥈 Caatinga Sempre Viva
🥉 Terra de Santa Cruz

Categoria pro – dupla masculina:
🥇 Super Patos Origem
🥈 Fênix
🥉 Caatinga Açaí

Categoria pro – dupla mista:
🥇 Família X
🥈 Se Oriente
🥉 Pé de Serra

Categoria open – dupla masculina:
🥇 Insanos
🥈 Tridaventura
🥉 Calangos

Categoria open – dupla mista:
🥇 Maçayo Race
🥈 Cactus Adventure Sports
🥉 Insanos Guerreiros

Continue Lendo

Na Natureza

12º Desafio Mucugê fortalece turismo na Chapada Diamantina

Competição será realizada de 5 a 7 de setembro, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado

Publicado

em

Entre os dias 5 e 7 de setembro, a cidade de Mucugê será palco da 12ª edição do Desafio Mucugê de Mountain Bike, evento que já faz parte do calendário do turismo esportivo da Bahia. Com apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), a competição espera atrair 700 ciclistas de todo o país e movimentar cerca de 2,5 mil visitantes na região.

Disputado em meio às trilhas e estradas vicinais da Chapada, o Desafio não é apenas uma prova esportiva, mas também uma imersão em paisagens cinematográficas e no rico patrimônio cultural do município. “É um evento motivador, que consegue aliar esporte e turismo, trazendo também familiares e amigos dos atletas para viver experiências inesquecíveis”, afirma Welliton Camandaroba, da Alto Paraguaçu Eventos, organizadora do desafio.

Com largadas e chegadas em frente ao Cemitério Bizantino, cartão-postal da cidade, os percursos — de 35 km e 150 km — valem pontos para os campeonatos baiano e brasileiro de mountain bike, divididos em 19 categorias masculinas e femininas, com ampla faixa etária. Os atletas enfrentarão um terreno técnico, com subidas íngremes, trechos de cascalho, trilhas e belíssimos cenários naturais. O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destaca a força do evento na valorização de Mucugê.

“É um destino que une o patrimônio histórico, o enoturismo, belezas naturais e agora também o esporte de aventura como diferencial competitivo”.

Além do evento esportivo, os visitantes podem explorar atrações como o Museu Vivo do Garimpo, o projeto Sempre Viva, cachoeiras, rios e a tradição da Filarmônica 23 de Dezembro, que há mais de cem anos mantém viva a cultura musical local. As inscrições já estão abertas pelo site desafiomucuge.com.br.

Continue Lendo

Na Natureza

Mundial de Corrida de Aventura começa neste fim de semana na Chapada Diamantina

Com mais de 500 km e sem GPS, Malacara Race desafia limites físicos e mentais

Publicado

em

Durante seis dias e cinco noites, a Chapada Diamantina se transformará em arena natural de uma das mais exigentes provas do esporte mundial. A partir deste domingo (4), Lençóis será o ponto de partida da Malacara Race, corrida de aventura que reúne 192 atletas de 15 países — incluindo o Brasil — em uma disputa que testa resistência, orientação e superação em um percurso de 510 quilômetros.

A competição é uma etapa classificatória do Adventure Racing World Series (ARWS), circuito mundial da modalidade. O time campeão da etapa baiana garante vaga para a final do campeonato, que acontece no Canadá, em setembro. Mais do que uma corrida, é um mergulho na geografia e nos limites do corpo e da mente, em um dos territórios mais desafiadores do Brasil.

Sem GPS, com bússola e instinto

As 56 equipes (entre quartetos e duplas, mistas e masculinas) terão de enfrentar trechos de trekking, canoagem, mountain bike, técnicas verticais e uma modalidade surpresa. E o detalhe que faz toda diferença: nada de GPS. A navegação é feita com mapa topográfico e bússola, o que exige preparo técnico, atenção constante e um domínio minucioso do ambiente.

O trajeto não é revelado com antecedência. Mas os atletas certamente cruzarão cenários icônicos como o Vale do Pati e o Morro do Pai Inácio, verdadeiros cartões-postais da Chapada. A prova resgata, depois de 23 anos, a tradição das grandes corridas de aventura na região. “Queremos recolocar o Parque Nacional da Chapada Diamantina como referência mundial para esse tipo de prova”, diz Arnaldo Maciel, diretor da Malacara Race.

A elite em casa

A Bahia entra forte na disputa, com 10 equipes locais — incluindo duplas e quartetos de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Lauro de Freitas, Ibicoara e Lençóis. Destaque especial para a equipe Brazil Multisport, com sede no Capão (Vale do Capão), que tem a capitã Camila Nicolau e o navegador Guilherme Pahl. Eles são tetracampeões sul-americanos e atuais terceiros colocados no ranking mundial. Mesmo com vaga garantida para a final no Canadá, estão na disputa, o que aumenta o nível técnico da prova. Se vencerem, o segundo colocado também se classifica.

Chapada em festa

A largada e a cerimônia de abertura acontecem no sábado (3), no Mercado Cultural de Lençóis, com checagem de equipamentos, apresentação das equipes e show do artista local Ricardo Boa Sorte. A festa de encerramento será no dia 10, também em Lençóis, após a chegada das últimas equipes. A Malacara Race é apoiada pelo Governo da Bahia, por meio da Sudesb e da Secretaria de Turismo do Estado. A iniciativa reforça a importância da Chapada como destino turístico, e território de experiências esportivas de altos impactos ambientais, culturais e humanos.

Confira a programação completa:

3/5 | SÁBADO

9h – Checagem de equipamentos dos atletas ao longo do dia no Mercado Cultural de Lençóis

20h – Cerimônia de abertura e apresentação das equipes no Mercado Cultural de Lençóis, com show de Ricardo Boa Sorte.

4/5 | DOMINGO  
9h – Largada no Mercado Cultural de Lençóis.

5, 6 e 7 | SEGUNDA, TERÇA e QUARTA
Corrida em curso, passando por regiões de Lençóis, Palmeiras, Andaraí, Mucugê e Nova Redenção.

8/5 | QUINTA
0h – Previsão de chegada das primeiras equipes em Lençóis.

9/5 | SEXTA  
23h59 – Previsão de chegada dos últimos atletas e encerramento do percurso.

10/5 | SÁBADO  
19h – Cerimônia de premiação, jantar e festa de encerramento

Continue Lendo

Mais lidas