Conecte-se com nossas redes

Brasileirão

Grêmio encara o Bahia no domingo pressionado e sob desconfiança

Mano admite erros e contesta arbitragem após eliminação para o CSA na Copa do Brasil

Publicado

em

A pressão aumentou sobre o Grêmio após a eliminação precoce na Copa do Brasil, nesta terça-feira (21), em empate sem gols com o CSA, na Arena. Apesar do domínio em campo, o time gaúcho não conseguiu transformar a posse de bola em gols — e viu o modesto adversário avançar às oitavas no critério do gol fora de casa.

Mano Menezes assumiu a responsabilidade pelo revés, mas não poupou críticas à arbitragem, que anulou um gol gremista na partida. O treinador destacou o comportamento correto de sua equipe, mas lamentou a falta de calma e lucidez nas finalizações, especialmente em momentos decisivos.

Faltou um jogo mais lúcido para criar oportunidades mais claras, além das que criamos. Tivemos controle absoluto, mas em alguns momentos fomos afoitos

Segundo o técnico, essa foi a oitava vez que o VAR chamou o árbitro para rever lances envolvendo o time gaúcho sem que houvesse reversão da decisão de campo. — Não é possível que em nenhuma dessas vezes o Grêmio tivesse razão, afirmou, ecoando as reclamações já feitas por jogadores e dirigentes do clube.

A eliminação acende o alerta para a sequência da temporada e coloca ainda mais peso no confronto deste domingo (25), contra o Bahia, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será às 11h, na Arena do Grêmio, e o adversário baiano chega em momento oposto: embalado, no G-6 e com desempenho crescente sob o comando de Rogério Ceni.

Para o torcedor tricolor baiano, o momento é oportuno. Com o Grêmio fragilizado psicologicamente, contestado internamente e com desfalques defensivos, o duelo no sul pode ser uma chance valiosa de somar pontos fora de casa e manter-se entre os líderes da competição.

Brasileirão

Estrangeiros batem recorde de participação em gols no Brasileirão

Jogadores de fora do país alcançam 47% da artilharia e fazem história nos pontos corridos

Publicado

em

Os estrangeiros estão cada vez mais decisivos no Brasileirão. A nona rodada da Série A de 2024 entrou para a história dos pontos corridos como aquela com maior influência de jogadores internacionais na artilharia: 47% dos gols — nove dos 19 marcados — vieram dos pés (ou cabeças) de atletas nascidos fora do Brasil. É a maior marca desde 2003, ano de início do atual formato.

O recorde anterior havia sido registrado na 34ª rodada do ano passado, quando os estrangeiros anotaram dez dos 22 gols (45%). Agora, com um número menor de tentos totais, a proporção foi ainda mais significativa, evidenciando o impacto crescente desses jogadores nas partidas do fim de semana. O brilho internacional veio, sobretudo, no sábado, quando os gringos marcaram sete dos oito gols da rodada.

Atualmente, a liderança da artilharia do campeonato é compartilhada por dois estrangeiros: o uruguaio Arrascaeta, do Flamengo, e o argentino Vegetti, do Vasco, ambos com sete gols. No Bahia, o uruguaio Lucho Rodríguez segue como o principal goleador da temporada, com sete gols em 26 partidas. O também uruguaio Michel Araújo estreou na artilharia com um gol no último Ba-Vi, se juntando ao compatriota Nicolás Acevedo e ao colombiano Santiago Arias. O único estrangeiro do elenco tricolor ainda em branco é o zagueiro argentino Ramos Mingo.

Continue Lendo

Brasileirão

Sport avança na estruturação da SAF com estudo financeiro inicial

Clube fecha parceria com consórcio para mapear ativos e definir modelo básico antes de buscar investidores

Publicado

em

O Sport Club do Recife deu um passo estratégico rumo à transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O clube selecionou, nesta semana, as empresas que serão responsáveis pelo estudo inicial de estruturação financeira, um processo essencial para desenhar o modelo econômico do futuro clube-empresa e preparar o terreno para futuras negociações com investidores.

O trabalho será conduzido por um consórcio formado por uma instituição financeira e uma empresa de auditoria, cujos nomes ainda não foram divulgados. O contrato está em fase final de elaboração, e o levantamento deve ser concluído em até 30 dias após a assinatura.

A iniciativa, segundo o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sport, César Caúla, não tem como objetivo imediato encontrar compradores, mas sim estabelecer uma estrutura básica de funcionamento da SAF, mapeando ativos, créditos a receber, direitos econômicos sobre jogadores, receitas com bilheteria, patrocínios e direitos de TV.

“Não é um momento ainda de busca de investidores. É um modelo básico que permitirá posteriormente a comparação das propostas que o clube irá buscar no mercado. É um passo importante para a segurança do processo negocial”

A seleção das empresas respeitou critérios rígidos do estatuto do clube, reformado em outubro de 2023 para viabilizar a SAF. A auditoria precisa ser uma das chamadas “quatro grandes” (Ernest & Young, Deloitte, PwC ou KPMG), e a instituição financeira, um banco de primeira linha como Itaú, Bradesco, Bank of America ou Citibank.

Além do consórcio, o Sport vem sendo acompanhado por escritórios de advocacia especializados e pela consultoria Alvarez & Marsal, além de ter contratado recentemente um advogado especializado em modelagens econômicas. De acordo com Caúla, a transparência será um dos pilares da SAF rubro-negra.

A reforma estatutária que pavimentou esse caminho foi aprovada por 53% dos sócios e estabelece 16 artigos específicos sobre a eventual adesão à SAF. O projeto é visto internamente como um divisor de águas na história do Sport, que busca sustentabilidade e competitividade no futebol brasileiro, sem abrir mão de sua identidade.

Continue Lendo

Brasileirão

Fernando Miguel brilha com experiência e vira peça-chave do Ceará na Série A

Veterano de 40 anos assume o gol com segurança e lidera Vozão na briga entre os primeiros

Publicado

em

Aos 40 anos, o goleiro Fernando Miguel vive uma fase especial no Ceará, mostrando que a experiência ainda tem muito a contribuir em campo. Titular após as lesões dos colegas Richard e Bruno Ferreira, o veterano emendou uma sequência sólida e já soma três jogos seguidos sem sofrer gols, diante de Vitória, Santos e Sport, ajudando o Vozão a alcançar o 5º lugar da Série A, com 15 pontos.

O momento é ainda mais simbólico porque marca o retorno definitivo do arqueiro após quase um ano afastado por lesão. Fernando Miguel machucou o joelho esquerdo em fevereiro de 2024, passou por cirurgia em março e só voltou a jogar no início deste ano — justamente no dia do seu aniversário, em uma goleada sobre o Barbalha, pelo Campeonato Cearense.

Desde então, o goleiro foi sendo reintegrado gradualmente até assumir a meta com firmeza em abril, quando substituiu Bruno Ferreira ainda durante o jogo contra o Vasco. De lá pra cá, foi titular contra Bahia, São Paulo, Palmeiras (pela Copa do Brasil), Vitória, Santos e Sport.

Ao todo, Fernando Miguel soma 10 partidas em 2025: dois jogos pelo Cearense, um pela Copa do Nordeste (ambos sem sofrer gols), um na Copa do Brasil (com um gol sofrido) e seis pela Série A, onde sofreu apenas três gols. A consistência defensiva do Ceará, reforçada pela liderança do goleiro, tem sido um dos pilares da boa campanha no Brasileirão.

Nos bastidores, o camisa 1 também se destaca pela postura. No vídeo divulgado pelo clube antes da partida contra o Sport, suas palavras foram emblemáticas:

“O que vai marcar a diferença no jogo não é a condição dos caras, não, gente, é o tanto que a gente está disposto a correr. A estar concentrado. Muda muita coisa a posição na tabela em relação à confiança”

Nesta quinta-feira (22), Fernando Miguel será novamente titular em um confronto decisivo: o Ceará enfrenta o Palmeiras às 19h30, no Allianz Parque, precisando reverter a desvantagem de 1 a 0 no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Ao lado de Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia, ele compõe uma defesa que ganhou a confiança do técnico Léo Condé e da torcida alvinegra.

Continue Lendo

Mais lidas