Conecte-se com nossas redes

No tatame

Mega Etapa de Judô encerra calendário estadual

Evento em Simões Filho reúne atletas de diversas categorias e alavanca crescimento da modalidade

Publicado

em

Nesta sexta e sábado, 25 e 26 de outubro, o Ginásio do Sesi, em Simões Filho, será o palco da Mega Etapa de Judô, promovida pela FEBAJU – Federação Baiana de Judô. O evento marca o encerramento do calendário de competições estaduais de 2024 e contará com a participação de atletas das categorias sub-11, sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, iniciantes, veteranos e sênior. Na sexta-feira, será realizada a pesagem, e no sábado, os combates definirão os campeões.

A Mega Etapa simboliza o esforço contínuo de democratizar e fomentar o judô em diversas regiões da Bahia. Ao longo do ano, o campeonato passou por várias cidades so interior, aproximando a modalidade das comunidades locais e incentivando a prática esportiva entre jovens e veteranos. Com o apoio da SUDESB – Superintendência de Desportos da Bahia – e o patrocínio da Unimed Nacional, pelo quinto ano consecutivo, a iniciativa utiliza a Lei de Incentivo ao Esporte para consolidar o judô como ferramenta de inclusão e desenvolvimento.

Essa etapa final não só encerra o calendário, como também reafirma a importância da propagação das mais diferentes modalidades no interior do estado. Isso fortalece a Bahia como um seleiro de atletas, como foi visto nos ultimos jogos olímpicos.

O crescimento do judô, aliado ao apoio governamental e privado, é uma prova de que o esporte é capaz de gerar impactos culturais, sociais e educacionais profundos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável e conectada aos valores esportivos.

No pódio

Bahia conquista 31 medalhas na Copa Regional Nordeste de Taekwondo

Delegação estadual viajou para competição em João Pessoa com 44 atletas

Publicado

em

A Bahia brilhou com 31 medalhas conquistadas na Copa Regional Nordeste de Taekwondo 2025, que terminou no domingo (6), em João Pessoa, na Paraíba. Para alcançar os 12 ouros, 5 pratas e 14 bronzes, a delegação baiana viajou com transporte concedido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O presidente da Federação Esportiva Baiana de Taekwondo (Febt), Márcio Mascarenhas, celebra o resultado do estado na competição. “A Bahia tem tido resultados excelentes na Copa Regional e este ano não foi diferente. Este evento vale pontos importantes para o ranking nacional e é de suma importância para o avanço dos atletas nas competições nacionais. Sem o ônibus cedido pela Sudesb, não conseguiríamos esse feito”, comenta.

O torneio valeu 10 pontos para o ranking nacional. Por isso, foi organizado um esquema de transporte que passou por Iguaí, Ilhéus, Uruçuca e Lauro de Freitas, antes de rumar para João Pessoa. Ao todo, a Bahia levou uma delegação de 44 atletas que brilharam no evento regional.

Continue Lendo

No tatame

Super Etapa de Judô movimenta Jequié com mais de 670 atletas

Competição estadual reúne atletas de 30 cidades neste fim de semana

Publicado

em

A cidade de Jequié recebe, neste final de semana, a Super Etapa de Judô, que reúne 675 atletas de 43 clubes de 30 municípios baianos, no ginásio da Uesb. A competição faz parte do Tour do Judô, com apoio da Sudesb e da Federação Baiana de Judô – Febaju, e termina neste domingo (15) com um treinamento de campo entre atletas e professores.

Além da disputa entre categorias que vão do sub-11 ao sênior, o evento valoriza a inclusão de atletas com deficiência (PCDs) e homenageia o técnico local Genivaldo Farias.

Entre os destaques está o grupo do Projeto Núcleos de Esportes de Lutas e Combate, que conta com seis atletas de Salvador. Um deles é Alex Barbosa, de 45 anos, vice-campeão sul-americano, que começou a competir há pouco mais de um ano com apoio do projeto.

Com entrada gratuita e clima de integração, a etapa reforça o papel do esporte como ferramenta de inclusão, superação e cidadania.

Continue Lendo

No tatame

Alliance Jiu Jitsu Ondina completa seu primeiro aniversário

Publicado

em

Por

Reconhecida como uma potência global no Jiu Jitsu, a Alliance Jiu Jitsu chega ao seu primeiro ano. Localizada no bairro de Ondina, na capital baiana, a escola tem conquistado alunos e atraído amantes do esporte pelo prestígio de quem coleciona títulos e transforma vidas através do esporte.

Instalada no pavimento superior do Ondina Apart Hotel, a escola oferece estrutura de alto padrão, com segurança, estacionamento privativo e um mix de lojas que garantem conforto e comodidade. Sua localização estratégica atende com facilidade os moradores da Graça, Corredor da Vitória, Campo Grande, Horto Florestal, Rio Vermelho e Ondina.

A metodologia Alliance é considerada a melhor do mundo, com 14 títulos mundiais no masculino, 10 no feminino e 4 no juvenil, números que traduzem o sucesso de uma metodologia única e aplicada em mais de 300 escolas espalhadas por 30 países, com mais de 30.000 alunos. A Alliance é dividida por níveis e faixas etárias, respeitando o desenvolvimento e a segurança de cada aluno. As turmas infantis são separadas da seguinte forma: Baby Eagles (3 a 4 anos), Little Eagles (5 a 6 anos), Eagles Warriors (7 a 11 anos), Juvenil (12 a 16 anos).Para os adultos, os treinos seguem os níveis Fundamental (para iniciantes), Feminino (exclusivo), Intermediário, Avançado e Competição.

“Cada aluno é introduzido gradualmente ao universo do Jiu Jitsu, sendo preparado para progredir com confiança e segurança. Antes de ingressar nas aulas coletivas, todos participam de uma aula introdutória particular gratuita, com a possibilidade de realizar mais aulas individuais, garantindo que o primeiro contato com a arte suave seja positivo, acolhedor e motivador”, explica Leonardo Medeiros professor e gestor da escola.

“Mais que uma arte marcial, o Jiu Jitsu Brasileiro é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal. Ele contribui para o aumento da autoconfiança, controle da ansiedade, redução do estresse e oferece uma defesa pessoal eficiente e inteligente, cujo princípio é preservar a integridade do praticante”, completa.

Continue Lendo

Mais lidas