Dezenas de pessoas tiveram o privilégio de assistir ao documentário “Belov: Uma Vida no Mar”, dirigido por Tiago Abubakir, em uma sessão especial de pré-estreia no UCI Orient Shopping Barra, em Salvador. Foi uma exibição exclusiva para convidados. A noite reuniu amigos, familiares, autoridades e admiradores do icônico velejador Aleixo Belov, cuja vida de aventuras marítimas ganhou destaque no curta-metragem.
Aos 81 anos, Belov carrega a experiência de cinco voltas ao mundo, incluindo três viagens em solitário e a travessia de locais desafiadores como o Estreito de Drake, a caminho da Antártida, e a Passagem Noroeste, no Alasca. Conhecido por seu espírito desbravador e seu veleiro construído artesanalmente, o Três Marias, o navegador também é fundador do Museu do Mar, um espaço dedicado à cultura náutica e à preservação ambiental. Em uma declaração bem-humorada durante o evento, Belov comentou: “Me senti uma estrela de cinema! Nunca imaginei que um dia veria minha história nas telonas.”
O diretor Tiago Abubakir enfatizou a complexidade e o privilégio de retratar a vida de um personagem tão inspirador, apoiando-se em imagens de arquivo da Fundação Aleixo Belov e registros de viagens feitos pelo cinegrafista Leonardo Papini. Para Abubakir, o documentário não apenas documenta a trajetória de Belov, mas também eterniza o seu legado como um símbolo da conexão humana com o mar e a exploração. Larissa Nabuco, diretora executiva da fundação, também destacou o impacto do filme: “Esse documentário é um presente para todos que amam o mar, além de reforçar a missão de Belov em preservar a cultura e o meio ambiente.”
Entre as autoridades presentes estavam o vice-almirante Antonio Carlos Cambra, o presidente da Codeba, Antônio Gobbo, e outras figuras ligadas à comunidade náutica e ao universo marítimo. A obra, que capturou a essência de um visionário incansável, já desperta a expectativa do público e promete ser uma inspiração para aqueles que veem no mar uma metáfora para a vida e seus desafios.
MUSEU DO MAR ALEIXO BELOV
Localizado no bairro Santo Antônio além do Carmo, em Salvador, é um verdadeiro baú de memórias das aventuras do velejador ucraniano radicado no Brasil. O acervo reúne objetos históricos, fotografias, e livros que contam as histórias de Belov ao redor do mundo, incluindo o icônico veleiro Três Marias e o Veleiro Escola Fraternidade. O espaço é uma experiência imersiva e interativa, que convida os visitantes a se sentirem parte das expedições do navegador, mergulhando na cultura náutica e no espírito de preservação ambiental.
Horários de Funcionamento:
Terça a domingo e feriados das 10h às 18h
Última entrada às 17h.
Valores das entradas:
INGRESSO INTEIRA: R$20
INGRESSO MEIA: R$10 – Lei 12.933/13) Crianças e jovens de 06 a 14 anos /
Estudantes, mediante apresentação da CIE / PCD e seu respectivo acompanhante / Jovens de 15 a 29 anos, mediante comprovação de inscrição no CadÚnico / Pessoas a partir de 60 anos / Professores de Instituições Públicas de ensino, mediante comprovação.
GRATUIDADE: Crianças até 05 anos / Grupos agendados de Escolas Públicas
* Às quartas-feiras o acesso geral é gratuito.